Para garantir a assistência das pessoas que fazem parte do grupo prioritário para vacinação que previne contra a Covid-19, a Prefeitura de João Pessoa amplia faixa etária para vacinação nesta quarta e quinta-feira (17 e 18), para idosos a partir de 87 anos nos dois pontos de drive thru, localizados nos Shoppings Mangabeira e Manaíra. Na sexta-feira (19), a campanha será estendida para idosos a partir 85 anos. Os postos móveis funcionam no período de 10h às 17h.
Já os usuários restritos ao leito (acamados) podem fazer o cadastramento na Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio dos telefones (83) 3214-7219 e 3214-7971, que as equipes do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) farão o acompanhamento e garantirão a vacinação desses pacientes.
“É importante a vacinação desse grupo que está mais suscetível ao contágio e agravamento. Comprovadamente, os idosos têm tido mais agravamento devido à agressividade da doença, que atinge e compromete o sistema respiratório e cardiovascular e trata-se de um grupo que muitas vezes já apresenta alguma comorbidade”, destacou Fernando Virgolino, chefe da seção de imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). “A medida que estão chegando novas doses, estamos ampliando os grupos para receber a vacina”, completou.
Balanço – Cerca de 70% dos idosos acima dos 90 anos já receberam a primeira dose da vacina que previne contra a Covid-19, o que representa 2.111 pessoas. A prefeitura já iniciou a segunda dose da campanha para os trabalhadores de saúde que atuam diretamente na assistência a pessoas com síndromes gripais na rede hospitalar e 2.649 pessoas já receberam a segunda dose do imunizante.
Drive Thru – O atendimento é feito dentro do veículo, reduzindo o contato entre as pessoas e a disseminação ou contágio pelo novo coronavírus. Serão atendidos idosos a partir de 87 anos. É necessário apresentar documento com foto.
Vacina em casa – Os idosos acamados estão sendo imunizados em sua residência, mediante cadastramento prévio de seus familiares nas Unidades de Saúde da Família de referência ou pelos telefones (83) 3214-7219 e 3214-7971.
Fonte: SECOM/JP
Foto: SECOM/JP