Todas as salas de vacina da rede municipal de saúde estarão funcionando, nesta segunda-feira (16), fazendo o acompanhamento e garantindo o cuidado preventivo aos usuários dos serviços, a partir das 7h. Todas as unidades de saúde da família (USFs), policlínicas municipais e Centro Municipal de Imunização (CMI), no bairro da Torre, estarão abertos. Já os três pontos móveis não funcionarão devido ao fechamento dos estabelecimentos comerciais, em alusão ao Dia do Comerciário na Paraíba.
Os serviços de saúde ofertam todas as vacinas contempladas no Calendário Nacional de Imunização e as vacinas das campanhas ativas, que protegem contra Covid-19, que atualmente é destinada para crianças menores de 5 anos e pessoas que fazem parte dos grupos prioritários, e contra Influenza, destinada a toda população acima dos seis meses de idade, enquanto houver doses disponíveis. A vacina é segura e considerada uma das medidas mais eficazes para evitar casos graves e óbitos por gripe.
“É importante lembrar e reforçar a todos que a vacina que protege contra Covid-19 passou a ser incorporada ao calendário vacinal de rotina da criança, conforme o Programa Nacional de Imunização, do Ministério da Saúde. O vírus ainda está em circulação e o objetivo principal da vacinação é reduzir casos graves e óbitos pela doença. Por isso, é fundamental alcançar elevadas e homogêneas coberturas vacinais para todos os grupos com indicação”, destacou Fernando Virgolino, chefe da Seção de Imunização da Prefeitura de João Pessoa.
Além das crianças menores de 5 anos, fazem parte dos grupos prioritários para a Covid-19 as pessoas com 60 anos ou mais, pessoas vivendo em instituições de longa permanência (ILPI e RI) e seus trabalhadores, pessoas imunocomprometidas, indígenas vivendo em terra indígena, ribeirinhos, quilombolas, gestantes e puérperas, trabalhadores de Saúde, pessoas com deficiência permanente, pessoas com comorbidades, pessoas privadas de liberdade (maiores 18 anos), funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas e pessoas em situação de rua.
Todos os imunizantes disponíveis das campanhas ativas (Covid-19 ou Influenza) podem ser administrados simultaneamente com qualquer outro que faz parte do calendário de rotina, em qualquer intervalo de tempo, na faixa etária de seis meses de idade ou mais.
Outras vacinas – Crianças, adolescentes, adultos e idosos devem manter o documento de vacinação em dia. Quem está com a caderneta de vacinação desatualizada coloca em risco não apenas a própria saúde, mas também pode se tornar um transmissor de doenças, em especial para as crianças e idosos, que são grupos mais vulneráveis. É com esse alerta que a Prefeitura de João Pessoa convoca toda a população para buscar um serviço de saúde mais próximo e colocar em dia a vacinação.
Documentação – Para vacinação é importante apresentar um documento oficial com foto ou registro da criança ou adolescente, o Cartão do SUS e o cartão ou caderneta de vacina.
Locais de vacinação em João Pessoa nesta segunda-feira (16):
Unidades de Saúde da Família (USFs)
Vacinas do calendário de rotina
Vacinas de campanha:
– Dengue: para adolescentes de 9 a 14 anos;
– Covid-19: grupos prioritários;
– Influenza: população acima dos seis meses de idade;
Horário: 7h às 11h e das 12h às 16h (de segunda a sexta-feira)
*exceção: Alto do Céu II, Cidade Verde e Jardim Planalto.
Policlínicas Municipais
Vacinas do calendário de rotina
Vacinas de campanha:
– Dengue: para adolescentes de 9 a 14 anos;
– Covid-19: grupos prioritários;
– Influenza: população acima dos seis meses de idade;
Horário: 8h às 16h (de segunda a sexta-feira)
Centro Municipal de Imunização
Vacinas do calendário de rotina
Vacinas de campanha:
– Dengue: para adolescentes de 9 a 14 anos;
– Covid-19: grupos prioritários;
– Influenza: população acima dos seis meses de idade;
Horário: 8h às 16h (de segunda a sexta-feira) e das 8h às 12h (sábado, domingo e feriado – apenas para vacinação de urgência)
Vacinação Domiciliar
Para ter acesso à vacinação domiciliar, o usuário deve fazer o agendamento pelo aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão’. Esse serviço é destinado às pessoas acamadas (restritas ao leito).
Fonte – SECOM-JP