Domingo, 07, Agosto, 2022
Geral 3, agosto, 2022

Prefeitura de João Pessoa promove oficina de precificação para artesãos

thumb

A Prefeitura de João Pessoa realizou, na tarde desta terça-feira (2), o quinto encontro do Ciclo de Capacitação para Artesãos. Desta vez, a atividade oferecida gratuitamente aos profissionais que atuam no artesanato na cidade teve como tema a precificação. No encontro, os participantes aprenderam noções básicas de como valorizar ainda mais seus produtos e potencializar os lucros.

O ciclo está sendo promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest), por meio dos programas Eu Posso Aprender, responsável pelas capacitações; e Eu Posso Criar, voltado para o fomento da economia criativa. A atividade desta terça aconteceu no Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), no bairro dos Estados.

De acordo com o diretor de Qualificação e Projetos da Sedest e ministrante da oficina, Dante Tomei, muitos empreendedores subestimam a precificação de seus produtos e serviços. “Trata-se de uma etapa de impacto direto na sobrevivência do negócio. Um produto mal precificado pode impedir o negócio de crescer. É uma parte técnica muito delicada, que poucas pessoas gostam de tratar”, explicou.

Experiência – A artesã Luciana Marques estava entre os participantes. Ela começou a trabalhar com arte há mais de 20 anos, produzindo velas. “Iniciei por brincadeira, usando forminhas que eu tinha em casa. Levava tudo para vender na faculdade em que eu estudava, sem ter ideia alguma sobre vendas e lucros. Fui descobrindo na prática, errando muito”, contou.

Hoje, ela produz velas apenas por encomendas. O foco está na criação de almofadas e, principalmente, de peças de feltro. Mesmo com tanto tempo de atuação no mercado, ela destacou que a oficina de precificação abriu sua mente para diversas possibilidades. “Para fazer nosso negócio andar, vendendo e tendo lucro, temos que aprender, que estudar. E, durante a oficina, vi quantas coisas que eu fazia de maneira errada e fiquei mais atenta. Foi de total importância para mim”, disse.

Programação – O Ciclo de Capacitação para Artesãos teve início em maio. Já aconteceram oficinas sobre Mídias sociais: como vender na internet; Fotografia; Identidade Visual; Posicionamento de marca; e Precificação. Na próxima terça-feira (9), a programação continua com a de Oratória – que já está com vagas esgotadas.

“Os artesãos são empreendedores, profissionais que vão dispor seus produtos e serviços no mercado. Devidamente capacitados, eles terão mais força para crescerem com seus negócios e, consequentemente, movimentar a economia da cidade”, destacou Sandra Carvalho, diretora de Capacitação da Sedest e também ministrante da oficina de precificação.

Fonte: SECOM/JP

Foto: SECOM/JP