quinta-feira, 25 de julho de 2024
Saúde 15, setembro, 2023

João Pessoa realiza ‘Dia D’ de vacinação contra meningite e atualização da caderneta

thumb

A Prefeitura de João Pessoa realiza uma grande mobilização de assistência, conscientização e prevenção nesta sexta-feira (15), em todas as salas de vacina da Rede Municipal. O ‘Dia D’ especial visa intensificar e estimular a vacinação de crianças de todas as faixas etárias e, com os imunizantes que protegem contra meningite e, com as demais que fazem parte do calendário de rotina, além das doses que protegem contra Influenza e Covid-19.

A ação de multivacinação, terá início às 7h e seguindo até as 21h, sendo nas Unidades de Saúde da Família (USF) das 8h às 11h e das 12h às 16h. Nas unidades São José e Bessa a atividade se estenderá até as 20h. A população também pode ter acesso aos imunizantes nas Policlínicas Municipais, das 8h às 16h, e no Home Center Ferreira Costa e no Shopping Sul, das 12h às 21h.

“Promovemos esse chamamento para vacinação diariamente.  Também intensificamos e ampliamos os horários de funcionamento de alguns serviços para garantir a assistência preventiva, sobretudo precisamos da conscientização da população para atender essa convocação. Precisamos que todos sejamos responsáveis e vigilantes para esse cuidado”, alertou Fernando Virgolino, chefe da Seção de Imunização da Prefeitura de João Pessoa.

“É preciso que todas as pessoas se atentem aos prazos contidos na caderneta de vacinação ou no cartão de vacina e, que na dúvida, sobre alguma informação sobre vacinação, procurem um profissional de saúde nos diversos serviços para que as pessoas não sejam vítima de alguma fakenews”, completou o coordenador.

Sobre a meningite – De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde (SES), em 2023 o Estado da Paraíba registrou 52 casos diagnosticados de meningite, com 14 óbitos por meningite bacteriana. Em 2022 foram 70 casos diagnosticados, com 16 óbitos. Já em João Pessoa, segundo dados da Vigilância Epidemiológica (Viep), da Secretaria Municipal de Saúde, em 2023 foram registrados 14 casos de meningite bacteriana e dois óbitos. O número é próximo ao registrado durante todo o ano de 2022, onde foram notificados 19 casos e com dois óbitos confirmados.

A meningite é um processo inflamatório das meninges que pode ser causada por agentes infecciosos, como bactérias, vírus, fungos, entre outros, e os agentes não infecciosos. O período de incubação da meningite dura em média 10 dias, podendo ocorrer variações por causa do agente etiológico. Sua transmissibilidade é variável, dependendo do tipo de agente infeccioso, diagnóstico e tratamento envolvido.

Além da vacina disponível rotineiramente em todos os pontos de vacinação da Capital, a Rede Municipal de Saúde também presta assistência clínica para os casos. Diante de sinais e sintomas da doença, os serviços de urgência e emergência, como as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e o Hospital Municipal Infantil do Valentina, estão disponíveis. Outros serviços hospitalares da rede pública também podem prestar atendimento.

Locais de vacinação em João Pessoa nesta sexta-feira (15):

Unidades de Saúde da Família (USFs)

Horário: 7h às 11h e das 12h às 16h (de segunda a sexta-feira)

USF São José e Bessa promoverá uma ação estendida até as 20h.

*exceção: Alto do Céu II, Roger III, Cruz das Armas IV, Anayde Beiriz e Jardim Planalto

Policlínicas Municipais e Centro Municipal de Imunização

Horário: 8h às 16h (de segunda a sexta-feira)

Home Center Ferreira Costa

Horário: 12h às 21h (de segunda a sexta-feira)

8h às 16h (sábado)

Shopping Sul

Horário: 12h às 21h (de segunda a sexta-feira)

10h às 16h (sábado)

Vacinação Domiciliar

Agendamento: (83) 98645-7727

Horário: 8h às 16h (de segunda a sexta-feira)

Fonte – SECOM-JP