sexta-feira, 26 de abril de 2024
Geral 1, abril, 2022

Prefeitura disponibiliza serviços especializados para pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo

thumb

Neste sábado (2) é celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Em João Pessoa, para atender a esse público, a Prefeitura disponibiliza diversos serviços, desde atendimentos e serviços em diversas áreas, a exemplo de assistência em saúde e educação.

Como parte das atividades voltadas às pessoas com TEA, a Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania do Município (Sedhuc), realiza, neste sábado, um café da manhã nas areias da praia de Cabo Branco, em frente ao posto do Corpo de Bombeiros. A programação, que começa às 8h e vai até as 12h, é voltada às famílias de pessoas com autismo e inclui várias atividades ao ar livre.

Serão realizadas atividades esportivas no mar, alongamento, entre outras abertas às pessoas com TEA. “Vamos participar das ações do projeto Acesso Cidadão, promovido pela ACsocial, Organização Não Governamental (ONG), que realiza todos os sábados banhos de mar inclusivos (em cadeira anfíbias, próprias para cadeirantes), vôlei sentado, caiaque e surf adaptado e outras atividades de saúde”, ressaltou Renata Luaria, coordenadora do Centro Dia Adulto, da Sedhuc.

Na programação do Centro Dia Adulto alusiva à data, conforme explicou, foi inserida também a participação na caminhada promovida pela Funad, que acontece às 16h, no Busto de Tamandaré, aberta para todas as entidades e serviços que trabalham com pessoas com TEA na Capital. “Esta semana promovemos várias atividades referentes a esse dia, a exemplo de café da manhã com palestras e depoimentos emocionantes de famílias de autistas, apresentações culturais e muita diversão com os cerimonialistas Ingrid Chic e Palhaço Pipi”, acrescentou Renata Luaria.

O Centro Dia Adulto, da Rede Municipal, está localizado na Rua Deputado Tertuliano de Brito, 368, 13 de Maio, e funciona das 8h às 17h, com atendimento ao público com TEA.

Educação – A Secretaria de Educação de João Pessoa, através da Divisão de Educação Especial, também oferece atendimento educacional especializado para as pessoas com Espectro do Autismo. De acordo com Rejane Araújo, a Rede Municipal de Ensino possui 351 alunos com TEA, sendo 321 matriculados em escolas e 30 nos Centros de Referência em Educação Infantil (Creis). “Para este público-alvo da Educação Especial, a rede garante os serviços do Atendimento Educacional Especializado, bem como, os serviços de um profissional de apoio escolar (cuidadora), que auxilia nas atividades de vida diária (AVDs), e contribui na execução das atividades pedagógicas propostas pelo professor de sala de aula regular”, explicou.

Ela informou que os alunos com TEA podem efetuar duas matrículas na Rede Municipal, no ensino regular, com acesso ao currículo comum, interação com os demais estudantes e com toda equipe que compõe o contexto escolar, e no Atendimento Educacional Especializado, que ocorre na Sala de Recursos Multifuncional (SRM), preferencialmente na própria unidade de ensino ou próximas de sua residência. “Atualmente a rede dispõe de 94 SRMs, sendo 88 em escolas e seis em Creis”, frisou.

A Prefeitura também disponibiliza, através dos serviços oferecidos no Centro de Inclusão do Município, o Projeto “Passe Livre Acessível”, que garante a gratuidade em passagens de transporte coletivo urbano, para este público se deslocar com seus responsáveis para os serviços de terapias, fisioterapias, fonoaudiologia, consultas médicas e outros oferecidos por outras instituições como Funad, ANPAE, Pestalozzi e outras, e também o transporte escolar acessível para o deslocamento das residências até as suas unidades de ensino.

TEA – Segundo o Ministério da Saúde, o Transtorno do Espectro do Autismo aparece na infância e tende a persistir na adolescência e na idade adulta. Na maioria dos casos, se manifesta nos primeiros 5 anos de vida.

Fonte: SECOM/JP

Foto: SECOM/JP