Sábado, 27, Novembro, 2021
Geral 26, janeiro, 2021

Prefeitura e UFPB trabalharão em projetos de engenharia, arquitetura, gestão pública e empreendedorismo

thumb

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) vão trabalhar em parceria em projetos e ações nas áreas de engenharia, arquitetura, economia, empreendedorismo, administração e gestão pública. Além de ações relacionadas à revitalização do Centro Histórico da Capital.

A cooperação entre as duas instituições foi discutida em audiência, nesta segunda-feira (25), entre o reitor Valdiney Gouveia e o secretário municipal de Planejamento, José William Montenegro Leal, por delegação do prefeito Cícero Lucena. Da reunião, no gabinete da Reitoria, participaram também a vice-reitora Liana Filgueira Albuquerque, e o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, Paulo de Tarso Costa Henriques.

O secretário manifestou, na reunião, a determinação do prefeito Cícero Lucena em firmar parcerias com as instituições acadêmicas – a começar pela UFPB – que contribuam com o desenvolvimento socioeconômico do Município, estimulando a geração de emprego e renda e ajudando na eficiência da gestão pública e na melhoria dos serviços prestados à população.

O reitor Valdiney Gouveia observou que, enquanto instituição que precisa estar a serviço da sociedade, a universidade deve funcionar em favor dos cidadãos, “saindo da redoma e fazendo boa aplicação do conhecimento que produz”. E revelou, na ocasião, a decisão de recuperar o quanto antes a antiga sede da Funape (Fundação de Apoio à Pesquisa, Ensino e Extensão) para transformá-la numa incubadora de projetos e de qualificação de mão de obra. O prédio fica na Avenida Visconde de Pelotas.

Ao ser informado pelo secretário de que a Prefeitura implantará a disciplina empreendedorismo no currículo das escolas da rede pública municipal, o reitor mandou disponibilizar ao município, no termo de cooperação a ser firmado em breve, todo apoio pedagógico e materiais necessários à promoção conjunta de cursos de empreendedorismo.

“Foi uma ótima audiência, já nesses primeiros entendimentos conseguimos avançar para desenvolvermos em conjunto ações que vão representar qualificação de mão de obra e capacitação de servidores. Além da adesão à revitalização do Centro Histórico com o anúncio do reitor em recuperar a antiga Funape e transformá-la numa incubadora”, comentou o secretário.

Fonte: SECOM/JP

Foto: SECOM/JP