Quarta, 06, Julho, 2022
Saúde 9, maio, 2021

Prefeitura oferece assistência especializada às pessoas com deficiência auditiva

thumb

Ciente da dificuldade de comunicação das pessoas com deficiência auditiva, a Prefeitura de João Pessoa assiste a esse público que procura os serviços de saúde na rede municipal por meio do projeto ‘Mãos que Multiplicam Saúde’. A iniciativa auxilia as pessoas que não escutam a serem compreendidas no atendimento médico.

A equipe do projeto, criado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), conta com intérpretes de libras, que auxiliam os surdos na comunicação em atendimentos médicos. Os profissionais ficam à disposição para atender à demanda deste público, auxiliando nas consultas de forma presencial ou online, através de videoconferência.

“O projeto é muito importante para essas pessoas. É uma honra fazer parte e desenvolver as habilidades que ajudam na vida das pessoas surdas. É muito gratificante”, disse a facilitadora do projeto, Rosângela Lima.

O projeto também oferece cursos de capacitação a profissionais de saúde de João Pessoa. Aproximadamente 200 funcionários já foram habilitados com conhecimentos básicos para atendimento e acolhimento ao público. Além disso, a equipe promove palestras direcionadas aos profissionais e às pessoas surdas.

O serviço é ainda mais importante neste período de pandemia de Covid-19. Os profissionais da SMS mantêm contato permanente com as pessoas com deficiência auditiva através de um grupo no Whatsapp, onde os participantes são informados sobre atendimentos, campanhas de saúde, entre outros serviços.

Assistência – Usuária do serviço há anos, Márcia dos Santos Nascimento, de 49 anos, que já nasceu com deficiência auditiva, enalteceu o trabalho realizado pela equipe da Prefeitura de João Pessoa. A dona de casa teve um problema cardíaco recentemente e agradeceu a atenção que recebeu na rede municipal.

“Eu amo o trabalho das intérpretes. Elas nos ajudam bastante quando precisamos. Quando fui tratar de um problema cardíaco, eles foram muito bacanas comigo. Se não fosse essa ajuda das profissionais e da Prefeitura eu não teria conseguido. Sou muito grata”, falou.

Data importante – No dia 24 de abril foi celebrado o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (Libras). A data escolhida foi em alusão à data em que foi sancionada a Lei 10.436/02, que trata da linguagem de sinais. A norma atendeu à reivindicação da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis), instituição dedicada à causa das pessoas com deficiência auditiva, como parte da luta pelo reconhecimento e definitiva implantação da Libras.

Fonte: SECOM/JP

Foto: SECOM/JP