Quarta, 06, Julho, 2022
Saúde 18, abril, 2022

Prefeitura realiza 40 cirurgias pediátricas dentro do programa Opera João Pessoa até sexta-feira

thumb

A Prefeitura de João Pessoa iniciou, nesta segunda-feira (18), a realização de 40 cirurgias pediátricas, na especialidade de otorrinolaringologia, que fazem parte do programa Opera João Pessoa. Os procedimentos serão realizados até esta sexta-feira (22) no Hospital Municipal Valentina (HMV), referência no atendimento para crianças e adolescentes na Capital.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Luis Ferreira, em breve, a programação incluirá procedimentos pediátricos de outras especialidades. “Iniciamos a primeira etapa das cirurgias pediátricas com a especialidade de otorrinolaringologia e ainda avançaremos mais até atender a todos os que aguardam por procedimentos cirúrgicos, contribuindo para melhorar a assistência aos usuários da rede municipal de saúde”, afirmou.

Nesta especialidade, estão sendo contemplados, em sua maioria, adolescentes de 13 até 17 anos. A equipe do hospital já entrou em contato com os responsáveis pelos pacientes agendados para a confirmação dos procedimentos. Nas próximas semanas, deverão entrar na programação cirurgias pediátricas de hérnia, fimose e outras.

Cirurgias no HMSI – Também dentro do programa Opera João Pessoa, o Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI) está realizando, nesta segunda (18) e terça-feira (19), 35 procedimentos cirúrgicos de diversas especialidades, incluindo urologia, torácico e pequenas cirurgias como cisto sebáceo, granuloma, lesão dermatológica, lipoma, nódulo cervical e retirada de sinais.

Opera JP – O programa Opera João Pessoa surgiu da necessidade de ampliação da oferta aos serviços de cirurgias eletivas, baseado na identificação da demanda reprimida e redução de filas de espera por procedimentos cirúrgicos eletivos. Na primeira fase do programa, a Secretaria Municipal de Saúde realizou um cadastro dos usuários da rede municipal que aguardavam por cirurgias eletivas.

As áreas com maiores demandas são cirurgia geral, ginecologia, otorrinolaringologia, urologia, cirurgia vascular e proctologia. Neste momento, não estão sendo contemplados os usuários que aguardam por cirurgias eletivas ortopédicas, uma vez que o Opera João Pessoa vai seguir um fluxo diferenciado para atendimento a esse público.

Fonte: SECOM/JP

Foto: SECOM/JP