Segunda, 14, Junho, 2021
Geral 5, junho, 2021

Prefeitura reforça importância da preservação no Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia

thumb

Neste sábado (5), é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente e Dia da Ecologia, datas que têm como objetivo principal chamar a atenção da população para os problemas ambientais e a importância da preservação da natureza. Ciente dessa necessidade, a Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), vem realizando uma série de ações em alusão ao Mês do Meio Ambiente.

O secretário de Meio Ambiente, Welison de Araújo Silveira, destacou que a política ambiental da cidade é planejada pela atual gestão de forma transversal, unindo todas as secretarias com o único objetivo, preservar a natureza e conscientizar a população. “Nosso objetivo é que todas as secretarias atuem tendo a questão ambiental inserida em suas ações. Dessa forma, atuamos para que João Pessoa se desenvolva sendo uma cidade sustentável, planejada, oferecendo cada vez mais qualidade de vida para sua população”, afirmou.

Dados ambientais – A Mata Atlântica é o principal bioma de João Pessoa, que está situada no contexto geográfico das Bacias Costeiras do Atlântico Nordeste Oriental. A Capital apresenta uma área de 211,474 km² (IBGE,2010), sendo 3.439,58 hectares de remanescentes vegetais, uma média de 47,11 m² de área verde por habitante. Para preservar e recuperar esse patrimônio ambiental, a Prefeitura promove uma série de ações como pesquisas, elaboração de mapas, fiscalização e produção de mudas de árvores.

João Pessoa possui ainda 1.060,25 hectares de áreas de manguezais, que fazem parte dos 30,67% do território com cobertura vegetal. A cidade está localizada nos domínios do Mata Atlântica, bioma que ocupa uma área de 11,66% área total do Estado da Paraíba.

Ações – Desde o início de junho, a Semam vem realizando uma série de eventos do Mês do Meio Ambiente. Algumas dessas ações acontecem através do perfil do Instagram do Parque Zoobotânico Arruda Câmara (@parquedabica). Dentro dessa programação, foi realizado um mutirão de limpeza na Bica, reunindo várias secretarias municipais, com o objetivo de reabilitar as áreas de trilha do Parque.

Em cumprimento aos decretos estadual e municipal, que determinaram restrições para evitar a disseminação da Covid-19, atividades que estavam programadas, como passeio ciclístico e Tenda Verde, com distribuição de mudas, foram canceladas para evitar aglomerações.

Fonte: SECOM/JP

Foto: SECOM/JP