Quinta, 30, Junho, 2022
Saúde 25, abril, 2022

Prefeitura reforça o chamamento para as vacinas que previnem contra sarampo e Influenza

thumb

A Prefeitura de João Pessoa segue com as campanhas de vacinação contra gripe e sarampo e reforça o chamamento para os grupos prioritários que fazem parte dessa primeira etapa. Da Influenza podem receber os imunizantes pessoas acima de 60 anos e trabalhadores de saúde. Já a Tríplice Viral que previne contra o sarampo é direcionada às crianças menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) e trabalhadores de saúde.

As doses estão sendo aplicadas das 7h às 11h e das 12h às 16h, nas Unidades de Saúde da Família (USF), Centro Municipal de Imunização e Policlínicas Municipais. As campanhas seguem até o dia 31 de maio, sendo 30 de abril o ‘Dia D ‘de mobilização social.

“Essas duas campanhas que previnem contra gripe e contra o sarampo são importantes e devem receber atenção especial para estes grupos que fazem parte e a qual fazemos o chamamento neste momento”, reforçou Fernando Virgolino, chefe da Seção de Imunização da Prefeitura de João Pessoa.

Para Influenza, neste primeiro grupo de idosos, a meta é imunizar 90% (110.1 mil) do público-alvo. “É importante que os idosos procurem um serviço de saúde e garantam a vacina, considerando que trata-se de um grupo prioritário e mais vulnerável à doença”, destacou o coordenador.

A Campanha de Vacinação contra a Influenza coincide com a da vacinação contra a Covid-19 e, os imunizantes podem ser administrados de maneira simultânea ou com qualquer intervalo com as demais vacinas do Calendário Nacional de Vacinação. “Exceção apenas para crianças menores de 11 anos, que não podem associar a vacinação que previne contra Covid-19, com outras vacinas. Neste caso é preciso respeitar o intervalo de 14 dias”, completou o chefe da Imunização.

A vacina Trivalente utilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) todos os anos passa por atualização para que a dose seja efetiva na proteção contra as novas cepas do vírus identificadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Nesta campanha, a imunização protegerá contra os subtipos da Influenza A (H1N1 e H3N2) e um subtipo da Influenza B.

“Neste primeiro ciclo, a vacinação prioriza os grupos com comorbidades com o objetivo de diminuir a sobrecarga nos sistemas de saúde e contribuir com a prevenção de possíveis novos surtos de doenças respiratórias causadas pelo vírus da Influenza”, ressaltou Fernando Virgolino. A vacinação diminui a carga do vírus, reduz os sintomas e também auxilia no diagnóstico diferencial para a Covid-19.

Onde vacinar – De segunda a sexta-feira, as pessoas podem procurar as Unidades de Saúde da Família (USF) de referência para assistência, mais próxima de sua casa para tomar a vacina e atualizar o cartão de imunização.

Campanha de vacinação em João Pessoa:


– Esquema Vacinal contra o Sarampo:

De 4 de abril a 3 de junho: Crianças de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) e dos trabalhadores da saúde (para os trabalhadores de saúde, a vacinação será simultânea com a campanha  que previne contra Influenza);

– A vacinação contra a gripe será dividida em duas etapas:

Primeira etapa (entre os dias 04 de abril e 30 de abril)

Idosos:

– Acima de 80 anos – 04 de abril à 08 de abril

– Acima de 70 anos – 11 de abril à 15 de abril

– Acima de 60 anos – a partir do dia 18 de abril

– Todos os trabalhadores da saúde;

Segunda etapa (entre os dias 02 de maio e 03 de junho)

– Crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias;

– Gestantes e puérperas;

– Indígenas;

– Professores;

– Pessoas com comorbidades;

– Pessoas com deficiência permanente;

– Caminhoneiros;

– Trabalhadores do transporte coletivo;

– Trabalhadores portuários;

– Forças de segurança e salvamento e forças Armadas;

– Funcionários do sistema prisional;

– População privada de liberdade e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;

Locais de vacinação e horários dos serviços:

– CMI: – Das 8h às 16h

– Policlínicas municipais: – 7h às17h

– USF: – Das 7h ÀS 11h e das 12h às 16h

  • Fonte – SECOM-JP
    Foto – Dayse Euzébio