Terça, 30, Novembro, 2021
Saúde 28, maio, 2021

Prefeitura retoma vacinação de idosos, trabalhadores de saúde e pessoas com comorbidades, deficiências, TEA e síndrome de Down

thumb

Dentro da campanha de imunização contra a Covid-19, a Prefeitura de João Pessoa retoma, nesta sexta-feira (28), a aplicação da primeira dose da vacina para idosos (60+) e as pessoas com 18 anos ou mais que sejam trabalhadores de saúde ou que tenham comorbidades, alguma deficiência listada, Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou síndrome de Down. A vacinação para estes grupos acontecerá nos postos de drive thru do Mangabeira Shopping e do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê), em Água Fria, e mais cinco ginásios da Capital, no horário das 8h às 12h.

Também continuará, nesta sexta-feira, a aplicação da segunda dose para quem completou 28 dias da primeira dose da Coronavac (Butantan), no Lyceu Paraibano, no Centro. Para aqueles que completaram 90 dias da dose inicial da Astrazeneca (Fiocruz), o atendimento será no drive thru da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com acesso pelo Hospital Universitário, no Castelo Branco. Os dois postos também funcionarão das 8h às 12h.

Agendamento – A Secretaria Municipal de Saúde alerta que, tanto as pessoas que irão tomar a primeira dose, quanto aquelas que receberão a segunda dose, deverão realizar agendamento prévio através do aplicativo Vacina João Pessoa ou do site vacina.joaopessoa.pb.gov.br. Com o agendamento, o cidadão garante que será vacinado no local indicado, com agilidade e segurança.

Condição especiais – As comorbidades deste momento da vacinação incluem diabetes mellitus, pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial resistente (HAR), hipertensão arterial estágio 3, hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo (LOA) e/ou comorbidade, doenças cardiovasculares, doença cerebrovascular, doença renal crônica, imunossuprimidos, anemia falciforme, obesidade (grau 3 – IMC >40) e síndrome de Down.

O grupo das pessoas com deficiência compreende indivíduos com limitação motora que cause grande dificuldade ou incapacidade para andar ou subir escadas; indivíduos com grande dificuldade ou incapacidade de ouvir; indivíduos com grande dificuldade ou incapacidade de enxergar; indivíduos com alguma deficiência intelectual permanente que limite as suas atividades habituais.

Documentação exigida – Quem for tomar a vacina é essencial portar documento oficial com foto, Cartão SUS, CPF e comprovante de residência em João Pessoa. No caso de pessoas com comorbidades ou com deficiência, deve levar cópia do laudo ou declaração médica que comprove sua condição. Já os trabalhadores da saúde devem apresentar registro profissional, contra-cheque ou declaração da empresa onde trabalha. As cópias dos documentos comprobatórios ficarão retidos para posterior apuração por Comissão da Secretaria Municipal de Saúde e demais órgãos de fiscalização, a exemplo do Ministério Público.

As pessoas que irão tomar a segunda dose, além dos documentos pessoais, devem apresentar o cartão de vacinação indicando 28 dias da primeira dose para Coronavac e 90 dias para Astrazeneca.

Transporte – As pessoas que necessitarem de deslocamento de um bairro a outro para tomar a vacina, podem utilizar os serviços gratuitos dos aplicativos 99 e Uber, em parceria com a Prefeitura de João Pessoa e Governo do Estado, respectivamente. Para garantir o acesso ao serviço da 99, o cidadão que usar a plataforma deverá acessar o aplicativo, na categoria 99 Pop, e inserir o código promocional ‘Promocodes’, destinado exclusivamente ao transporte até os pontos de vacinação em João Pessoa. O código que deverá ser inserido no aplicativo Uber é o VACINAPB e cada usuário só pode inseri-lo uma vez, garantindo a gratuidade para as duas viagens que devem chegar até R$ 25, cada.

Solidariedade – Os postos de vacinação também estão abertos, nesses dias de luta contra a Covid-19, para receber as doações de alimentos não perecíveis. Após a arrecadação, eles serão distribuídos com instituições de caridade e famílias necessitadas, atingidas pelos efeitos dessa pandemia. A arrecadação e a distribuição integram uma iniciativa conjunta da Prefeitura de João Pessoa e do Governo do Estado.

Locais de vacinação desta sexta-feira (28):

Primeira dose (8h às 12h)

Pessoas 60+, 18+ que sejam trabalhadores de saúde, tenham comorbidades, alguma deficiência listada, síndrome de Down ou TEA

Drive Thru

– Unipê (Água Fria)

– Mangabeira Shopping (Mangabeira)

 Ginásios

– ECIT Papa Paulo VI (Cruz das Armas)

– Escola Municipal Francisco Pereira da Nóbrega (Cristo)

– Centro Cultural Tenente Lucena (Mangabeira)

– Ginásio Ivan Cantisani (Tambiá)

– Escola Municipal Leonel Brizola (Tambauzinho)

Segunda dose (8h às 12h)

Coronavac/Butantan – para quem completou 28 dias da 1ª dose

– Lyceu Paraibano (Centro)

Astrazeneca/Fiocruz – para quem completou 90 dias da 1ª dose

– UFPB – drive thru – com acesso pelo Hospital Universitário (Castelo Branco)

Fonte: SECOM/JP

Foto: SECOM/JP