segunda-feira, 15 de agosto de 2022
Geral 20, julho, 2022

‘Procon-JP Negocia’ atende 834 consumidores em um dia e agendamento continua até sexta-feira

thumb

O consumidor pessoense que está superendividado tem a chance de desafogar o orçamento através do ‘Procon-JP Negocia’, que está agendando exclusivamente através do WhatsApp (83) 98665-0179 (Procon na sua mão) até a próxima sexta-feira (22), das 8h às 17h. O programa da Prefeitura de João Pessoa, que prevê a negociação dos débitos em uma mesa de diálogo entre consumidor e credores, realizou 834 agendamentos apenas nesta segunda-feira, primeiro dia de atendimento.

Os consumidores que agendaram e se enquadram na situação de superendividamento já realizam a entrega da documentação na sede da Procon-JP nos dias 26 e 27 de julho. Quem não se enquadra como superendividado será orientado a como proceder para resolver seu problema ou encaminhado para atendimento em outros setores da Secretaria de Proteção e Defesa do Consumidor da Capital.

O secretário Rougger Guerra explica que o ‘Procon-JP Negocia’ é aberto a todos os consumidores superendividados, independente de idade e do tipo de dívida (banco, telefonia, água, luz, comércio, etc). “Só é preciso comprovar que está superendividado e que não tem condições de quitar o débito sem comprometer o seu próprio sustento ou da sua família. Daí a necessidade da triagem, que verificará se ele se enquadra nos requisitos legais do superendividamento”, explicou.

O consumidor agendado para atendimento presencial na sede do Procon-JP (na Avenida Dom Pedro I, 473, Tambiá) deverá entregar a documentação necessária para a abertura de um procedimento administrativo e posterior mesa de negociação com a presença dos credores, com o Procon-JP intermediando um acordo.

Superendividamento – Superendividado é aquela pessoa que contraiu a dívida de forma impulsiva ou mesmo imprevidente, já que não fiscalizou os próprios gastos, mas agiu sem malícia, sem a intenção de dolo ou, ainda, aquele que está com débitos devido a fatores externos como desemprego inesperado, divórcio, doença ou morte na família, necessidade emergencial de empréstimo, redução salarial, etc.

Rougger Guerra esclarece que o consumidor que se enquadra nessa situação e tiver a intenção de negociar e quitar suas dívidas, deve procurar o ‘Procon-JP Negocia’. “Vale a pena porque, na versão do ano passado do programa, nós conseguimos reduzir dívida com até 95% de abatimento do valor”, concluiu.

Serviço:

Atendimento do Procon-JP Negocia

Agendamento: WhatsApp: (83) 98665-0179 (Procon-JP na sua mão)

Data: 18 a 22 de julho de 2022

Atendimento presencial parentrega dos documentos: 26 a 27 de julho de 2022

Sede: Avenida Pedro I, 473, Tambiá

Fonte: SECOM/JP

Foto: SECOM/JP