quarta-feira, 24 de abril de 2024
Geral 22, agosto, 2021

‘Procon-JP Negocia’ recebe documentação dos consumidores selecionados como superendividados

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A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor continua recebendo a documentação referente aos débitos das pessoas selecionadas como superendividadas no ‘Procon-JP Negocia’. A entrega, que é a segunda etapa do programa, ocorrerá apenas na tarde desta segunda (23), das 13h às 17h, e quarta-feira (25), das 8h às 17h, na sede do Procon-JP, na Avenida Pedro I, n° 473.

O atendimento virtual através do WhatsApp 9 8665-0179 (Procon na sua mão) chegou a 2.625 desde que iniciou o ‘Procon-JP Negocia’, no dia 26 de julho. O secretário Rougger Guerra explica que, desse total de atendimentos, só uma parcela se encaixa como estando em situação de superendividamento. “Mas ninguém fica sem atendimento, porque encaminhamos aqueles que não se enquadram no perfil para outros setores da Secretaria que supram suas necessidades. Também registramos muita consulta ao Serasa e de consumidores que não residem em João Pessoa”.

E explica: “O consumidor considerado superendividado é aquele que está sem condições de quitar o débito sem comprometer o seu próprio sustento ou de sua família. São aqueles que fazem gastos impulsivos ou mesmo imprevidentes, mas que não agiram de má fé. Ou, ainda, são vítimas circunstanciais de fatores externos como desemprego inesperado, divórcio, doença ou morte na família, redução salarial, etc.”

Análise – A documentação, que começou a ser entregue há duas semanas, será analisada pela consultoria jurídica e pelo perito em cálculos atuariais da Secretaria. Após esse processo, será agendado para a terceira etapa do programa, que já é a mesa de diálogo com os credores, com a intermediação do Procon-JP.

Atendimentos do ‘Procon-JP Negocia’

WhatsApp: 9 8665-0179

Data da entrega da documentação: dia 23 (das 13h às 17h) e dia 25 (das 8h às 17h)

Fonte: SECOM/JP

Foto: SECOM/JP