Quinta, 21, Outubro, 2021
Saúde 3, outubro, 2021

Profissionais da rede municipal de João Pessoa se dedicam ao trabalho para garantir a saúde bucal da população

thumb

Um sorriso pode significar mais do que um gesto de alegria. Para quem tem dentes saudáveis, sorrir é demonstração de saúde. Essa relação, inclusive, tem a ver com a atuação do profissional, que neste domingo (3) tem seu dia celebrado em todo mundo: o dentista. Na Prefeitura de João Pessoa, a população pode contar com atendimento odontológico em 193 unidades de saúde da família e em três Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) – na Torre, em Jaguaribe e no Cristo.

Nesses equipamentos, o dentista se dedica para garantir a saúde bucal da população, com atendimentos que vão desde intervenções como limpeza, restauração e extrações simples, até casos mais específicos, como canais, diagnósticos, cirurgias e próteses. “Os atendimentos mais simples ficam a cargo das unidades de saúde da família. Quando o tratamento exige maior complexidade, o usuário é encaminhado para um dos Centros de Especialidades Odontológicas”, explicou Patrícia Moreira Rabelo, coordenadora de saúde bucal do município.

No CEO da Torre, localizado na Avenida Rui Barbosa, o atendimento acontece 24 horas por dia para casos de urgência e de segunda à sexta, das 8h às 17h, para especialidades. No mês de setembro, a unidade realizou mais de 1.200 atendimentos, incluindo serviços como de endodontia (cuida do interior do dente), periodontia (doenças da gengiva), cirurgia bucomaxilofacial, exames de raio x, radiologia, estomatologia (lesões bucais) e pacientes com necessidades especiais.

Um dos dentistas da unidade é Helder Domiciano, especialista em estomatologia. Ele atende pacientes com lesões em geral e, a partir disso, atua para dar o melhor tratamento. Na recuperação de um paciente, ele diz que se depara diariamente com inúmeros diagnósticos de pessoas que precisam de um acompanhamento específico. Seja através de cirurgia ou por meio dos mais diversos serviços que um dentista pode realizar, ele diz que a recuperação de um paciente é a parte mais gratificante da profissão.

“Eu fico muito gratificado em passar para o paciente que ele conseguiu êxito num tratamento, que melhorou a saúde e a qualidade de vida dele a partir do nosso atendimento. Seja em casos mais simples ou até mesmo diagnósticos mais delicados, que envolvem risco à saúde, o sentimento de poder contribuir com a recuperação de uma pessoa é a melhor coisa, sem dúvidas”, garante Helder Domiciano.

Quem recebe os cuidados de um dentista garante que faz diferença na vida, como a dona de casa Olindina do Nascimento, que precisou tratar a raiz de um dente no CEO da Torre. “Fazer um tratamento gratuito, bem feito, rápido, é muito bom. Eu peguei encaminhamento na unidade de saúde do Bessa e oito dias depois já estava fazendo o procedimento. Eles todos estão de parabéns, pelo Dia do Dentista e pela dedicação ao trabalho. Eu fiquei muito feliz com o resultado do meu tratamento”, afirmou a paciente.

Fonte: SECOM/JP

Foto: SECOM/JP