segunda-feira, 29 de abril de 2024
Cultura 14, outubro, 2023

Projeto de música nos presídios prossegue na Penitenciária de Psiquiatria Forense

thumb

OQuinteto de Sopros Prima, do Programa de Inclusão Social Através da Música e das Artes, se apresenta neste sábado (14), a partir das 8h30, na Penitenciária de Psiquiatria Forense (PPF), localizada na avenida Dom Pedro II, bairro da Torre, em João Pessoa. A ação faz parte do programa de ressocialização do Governo da Paraíba e resulta da parceria firmada entre a Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap), a Secretaria da Cultura (Secult) e a Secretaria da Educação (SEE), tendo o Prima como órgão executor.

As apresentações do Quinteto de Sopros Prima estão ocorrendo nas unidades prisionais nesse primeiro momento para os familiares e os reeducandos conhecerem o programa. O objetivo é despertar o interesse em estudar música, aprender a tocar um instrumento musical. 

A proposta é que o Prima ensine música aos filhos e filhas de pessoas em privação de liberdade, crianças e jovens com idade entre 7 e 18 anos.            As pré-matrículas no Prima já estão sendo feitas e as aulas de música serão ministradas nos polos do Prima que existem em todas as regiões da Paraíba. 

No sábado, 28 de outubro, a apresentação será na Penitenciária de Segurança Máxima Geraldo Beltrão, em Mangabeira. Após essa etapa, a parceria Seap/Prima segue para Campina Grande e demais cidades polo. O Prima acontece em 17 Polos de Ensino distribuídos em 14 municípios do Estado da Paraíba.

O Programa – O Prima é um programa do Governo da Paraíba que tem como objetivos fomentar o exercício da cidadania de seus integrantes; promover a inclusão e democratização do acesso à arte; difusão da música em sua diversidade; e o desenvolvimento humano por meio do ensino coletivo de música. Também desenvolve a formação de orquestras e outros grupos musicais.

Fonte – SECOM-PB