segunda-feira, 15 de agosto de 2022
Política 10, março, 2022

PSB desiste de federação partidária com o PT

thumb

Após a quarta reunião com os dirigentes do PT, PCdoB e PV, integrantes do PSB defenderam o encerramento das negociações para a formalização de uma federação de siglas de esquerda com os petistas.

Nesta quarta-feira (9), os partidos tentaram, mais uma vez, um acerto sobre o estatuto conjunto do consórcio de siglas. A reunião terminou sem acordo. O PT não aceitou as exigências do PSB sobre as regras da federação.

Apesar disso, os quatro partidos estarão unidos no palanque do ex-presidente Lula. O PSB vai indicar o vice na chapa presidencial. A sigla espera apenas a filiação de Geraldo Alckmin, o que deve ocorrer na próxima semana.

“Em resposta ao atual momento político, o PT, o PCdoB e PV decidem caminhar para constituir a federação e continuará dialogando com o PSB em busca de sua participação, bem como, o envolvimento de outras do nosso campo”, afirmaram os partidos em nota conjunta divulgada há pouco.

Um dos nós nas negociações está relacionado às alianças para as eleições de 2022. Como a federação partidária obriga que os partidos caminhem juntos por quatro anos, os dirigentes do PSB entenderam que esse casamento comprometeria o projeto da sigla este ano e nas eleições municipais de 2024.

Fonte – Blog Sony Lacerda