sexta-feira, 3 de maio de 2024
Futebol 18, dezembro, 2022

QUEM VAI LEVAR O TRI?

thumb

Chegou a hora da grande decisão! Lionel Messi x Kylian Mbappé. Argentina e França disputam o título da Copa do Mundo do Qatar neste domingo (18), às 12h (de Brasília), no estádio Lusail, pela final do Mundial 2022.
A primeira seleção a carimbar a classificação à final foi a Argentina, que eliminou a Croácia na semifinal ao vencer por 3 a 0. Já a França deixou para trás o surpreendente Marrocos com um triunfo por 2 a 0 . Assim, marroquinos e croatas decidem o terceiro lugar neste sábado, também às 12h (de Brasília).

Atravessando um longo jejum de 36 anos sem conquistar a Copa do Mundo, a bicampeão Argentina (1978 e 1986) estreou no Mundial do Qatar com uma derrota para a Arábia Saudita por 2 a 1, mas se recuperou com vitórias sobre o México e Polônia na primeira fase e encerrou na liderança do Grupo C, com seis pontos. No mata-mata, eliminou a Austrália nas oitavas de final (2 a 1), a Holanda nos pênaltis (4 a 3) após empatar no tempo normal e na prorrogação por 2 a 2, e a Croácia por 3 a 0, na semi.

Para o confronto, o técnico Scaloni volta a ter à disposição Marcos Acuna e Gonzalo Montiel, que cumpriram suspensão na semifinal, enquanto Alejandro Gomez, que não está totalmente recuperado de uma entorse de tornozelo, é tratado como dúvida.

Do outro lado, a França chega também em busca do tri. Porém, ao contrário da Argentina, os Bleus são os atuais campeões – venceram a Croácia por 4 a 2 na final da Copa do Mundo da Rússia, em 2018. Anteriormente, venceu o Mundial de 1998, quando bateu o Brasil por 3 a 0.

Após as duas primeiras vitórias (Austrália por 4 a 1, e Dinamarca por 2 a 1), a França, já classificada ao mata-mata, entrou com o time reserva na última rodada e foi derrotada pela Tunísia por 1 a 0. Assim, os Bleus lideraram o Grupo D, com seis pontos. Na sequência, passou por Polônia (3 a 1), Inglaterra (2 a 1) e Marrocos (2 a 0), nas oitavas, quartas e semifinal, respectivamente.

Em 12 jogos disputados entre as equipes, a Argentina soma seis vitórias, contra três da França, além de três empates. No último encontro, válido pelas oitavas de final da Copa do Mundo da Rússia (2018), os franceses venceram por 4 a 3.