O deputado estadual Raniery Paulino (Republicanos) apresentou requerimento para a realização de uma audiência pública com vistas a discutir a decisão do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, que suspendeu a implantação do piso nacional da enfermagem por 60 dias.
Em sessão na Assembleia Legislativa, na terça-feira (6), o parlamentar disse que quer ouvir representantes da Famup, secretários de Saúde do Estado e dos municípios, além de sindicatos, conselhos profissionais e setor privado.
“O Judiciário trouxe um fato novo e que frustrou as expectativas dos profissionais. Por isso, se faz necessário esse debate. Precisamos ouvir a todos para chegar no juízo valor”, disse o parlamentar já lembrando a luta da categoria pela aprovação do piso.
Raniery aproveitou para elogiar a iniciativa do governador João Azevêdo, que já autorizou os estudos para implantar o piso nacional da enfermagem a partir de 2023.
O setor privado diz que o piso é inviável do ponto de vista econômico e alerta para o risco de demissões e falhas no atendimento à população e as prefeituras alegam que não têm receita para arcar com o pagamento.
O requerimento foi aprovado pelos parlamentares.
Fonte – Blog Sony Lacerda