Clube com uma das histórias mais ricas do futebol mundial, o Santos FC sagrou-se campeão brasileiro da Série B de 2024 neste sábado (16), mesmo sem precisar entrar em campo. O time foi beneficiado pelo empate por 1 a 1 entre Novorizontino e Paysandu, em Novo Horizonte (SP), e agora não pode ser mais alcançado no topo da tabela.
O título veio exatamente 61 anos depois da conquista do bicampeonato mundial, quando o Santos bateu o Milan no Maracanã por 1 a 0 em 16 de novembro de 1963.
Neste domingo (17), sua apaixonada torcida vai lotar a Vila Belmiro para o jogo contra o CRB, às 16 horas, válido pela 37ª rodada da Série B, e a festa da celebração da conquista está garantida.
Com tradição de sobra no futebol mundial, o Santos foi fundado em 14 de abril de 1912 graças à iniciativa de três pessoas: Francisco Raymundo Marques, Mário Ferraz de Campos e Argemiro de Souza Júnior. Na época, o clube vestia azul, dourado e branco. Em março de 1913, o Santos passou a usar suas tradicionais cores: preto e branco. A Vila Belmiro, casa da equipe, foi erguida em 1916 e homenageia Urbano Caldeira, que foi atleta, dirigente e técnico nos primeiros anos do Santos.
Fonte- CBF
Foto – Divulgação Santos FC