Quarta, 06, Julho, 2022
Saúde 14, junho, 2022

Saúde define calendário da Caravana da Rede Cuidar 2022 e ação começa dia 18 de julho

thumb

Cardiopediatria, Ginecologia/Obstetrícia e Ortopedia Pediátrica são os serviços que serão prestados pela Caravana da Rede Cuidar 2022 em 13 municípios paraibanos a partir do dia 18 de julho, começando por Itabaiana. Os detalhes da ação foram discutidos nessa segunda-feira (13) pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), durante a primeira reunião de planejamento da Caravana.

A ação é um serviço permanente de Telemedicina, oferecido pelo Governo do Estado, que conta com um pacote de serviços e tecnologias que envolvem a disponibilização de atendimento especializado remoto e/ou presencial, com apoio ao transporte seguro, quando necessário; monitoramento e rastreamento de pacientes, na rede de assistência à saúde de média e alta complexidade da Paraíba, para as especialidades de Perinatologia, Obstetrícia e Cardiopediatria.

A expectativa é atender, em cada localidade que receberá a caravana, 50 crianças cardiopatas e realizar implantação de DIU ginecológico em 20 mulheres. Além disso, outros 50 pacientes de ortopedia pediátrica para tratamento de pé torto congênito, luxação do quadril e escoliose devem ser contemplados em cada dia de atendimento. A programação será iniciada em Itabaiana, no dia 18 de julho, e segue por Mamanguape (19); Guarabira (20); Picuí (21); Queimadas (22); Monteiro (23); Princesa Isabel (24); Itaporanga (25); Cajazeiras (26); Sousa (27); Catolé do Rocha (28); Pombal (29) e termina em Patos, no dia 30.

Durante os 13 dias, será feita a busca ativa e o atendimento dos pacientes que se encaixam no perfil de atendimento. A grande novidade deste ano é a combinação do Programa Opera Paraíba com a Caravana da Rede Cuidar. De acordo com o secretário executivo de Gestão Hospitalar, Jhony Bezerra, a união das estratégias vai beneficiar, sobretudo, os pacientes de ortopedia que tem indicação cirúrgica. “Com os dois programas trabalhando juntos, a conexão entre o atendimento e a cirurgia será facilitada nos municípios que já integram a rede do Opera Paraíba no estado. Inclusive o Hospital de Clínicas já abraçou essa causa realizando cirurgias do pé torto congênito em sua unidade”, garante.

De acordo com a coordenadora geral da Rede Cuidar, Juliana Soares, a Caravana “é um momento de aprendizado, de assistência multiprofissional e de ir para os pequenos centros mudar a realidade do nosso estado nessa missão de ajudar ao próximo”. A equipe de especialistas envolvida nas várias linhas de cuidado é formada por cardiologistas pediátricos, ortopedistas, obstetras, enfermeiros, odontólogos, assistentes sociais e psicólogos, entre outros.

Fonte: SECOM/PB