Domingo, 07, Agosto, 2022
Saúde 30, julho, 2022

Saúde inaugura hemodinâmica, tomógrafo e mamógrafo no Hospital Regional de Patos

thumb

ASecretaria de Estado da Saúde (SES) inaugurou, nesta sexta-feira (29), a Hemodinâmica, o Tomógrafo de 64 canais e o mamógrafo digital no Hospital Regional de Patos, além das obras de adequação para receber os equipamentos. Foram mais de R$ 6,6 milhões em investimentos no ano de 2022. E com isso, a unidade amplia serviços para atender aos 89 municípios da região.

De acordo com a secretária de Saúde da Paraíba, Renata Nóbrega, os equipamentos vêm cobrir um vazio existencial no interior do estado. Só este ano, foram entregues 2 hemodinâmicas e 4 tomógrafos, completando a rede de tomografia em todas as regiões. Agora, o usuário do sertão não precisa mais esperar para ir aos grandes centros como João Pessoa e Campina Grande para realizar exames e procedimentos. 

“São equipamentos que elevam a qualidade do cuidado. A terceira Macro ganha uma independência muito grande. Patos hoje polariza esse fluxo assistencial na área de cardiologia, neurologia e da área vascular”, pontuou.  

Sobre os equipamentos inaugurados, o mamógrafo digital proporciona alta qualidade de imagem com baixíssima dose de radiação. Exames realizados 4 vezes mais rápidos com qualidade superior aos métodos convencionais, mantendo a qualidade e diagnósticos preciso. O aparelho faz imagens digitais em modo 2D (convencional) e 3D (avaliação tridimensional), além de fazer uma combinação de ambas. Já o tomógrafo de 64 canais possui diversas aplicações clinicas como: Tomografia Computadorizada de crânio para avaliação de acidente vascular cerebral(AVC) ou traumas; Tomografia para análises em neurologia, urologia, cardiologia, ortopedia; Na área cardiovascular, avalia placas coronárias ou carótidas com intermédio de técnicas de reconstrução 3D. E o aparelho da Hemodinâmica, o angiografo, permite a realização de cirurgia vascular, revascularização e ainda a realização de cateterismo.

Este ano, o serviço também foi beneficiado com a entrega de equipamentos de imagem como a torre videolaparoscopia e aparelho de ultrassom.  O propósito é investir na regionalização da saúde, garantindo polos de atendimento em todas as Macrorregiões do estado.

Fonte – SECOM-PB

Foto – Ricardo Pupee