sábado, 22 de junho de 2024
Saúde 19, setembro, 2023

Secretaria de Saúde alerta sobre a importância da vacinação para crianças acima de seis meses

thumb

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), alerta para importância da vacinação, com a atualização da caderneta e complementação das doses que fazem parte do calendário de rotina. A mobilização do último ‘Dia D’, realizado na sexta-feira (15), administrou 4.384 doses das vacinas de rotina e contra Influenza e Covid-19.

“Seguimos convocando e insistindo para que os papais e mamães não descuidem dessa prevenção. Compreender que vacinar é um ato de amor e carinho com aqueles que precisamos cuidar e proteger”, alertou a secretária interina de Saúde, Janine Lucena. “Todas as salas de vacinas estão abastecidas e funcionam de segunda a sexta-feira, temos ainda serviços que funcionam diariamente com horários ampliados, inclusive aos sábados, portanto, vamos seguir vigilantes e manter todo cuidado para evitar doenças que podem ser prevenidas por meio da vacinação”, completou.

Nesta terça-feira (19), a prevenção na rede municipal de saúde terá início às 7h e seguindo até as 21h, sendo nas unidades de saúde da família (USFs) das 8h às 11h e das 12h às 16h. A população também poderá ter acesso aos imunizantes nas policlínicas municipais e Centro Municipal de Imunização, das 8h às 16h, e no Home Center Ferreira Costa e no Shopping Sul, das 12h às 21h.

“A orientação e o alerta para todos os públicos para a atualização da caderneta de vacinação, sobretudo, pedimos uma atenção especial para a vacinação que protege contra a meningite, onde a imunização pode evitar o adoecimento e casos mais graves, que podem levar ao óbito”, alertou Fernando Virgolino, chefe da Seção de Imunização da Prefeitura de João Pessoa.

No Brasil, a meningite é considerada uma doença endêmica. Casos da doença são esperados ao longo de todo o ano, com a ocorrência de surtos e epidemias ocasionais. A ocorrência das meningites bacterianas é mais comum no outono-inverno e das virais na primavera-verão.

O Sistema Único de Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunização (PNI), oferece na assistência preventiva as vacinas contra as formas mais graves de Meningite, que são: Meningite tipo C (a proteção está contida na vacina Meningo C); Meningite por pneumococo (a proteção está contida na vacina Pneumo 10); Meningite por Haemophilus influenzae (a proteção está contida na vacina Pentavalente) e a Meningite tuberculosa (a vacina BCG protege contra a meningite tuberculosa).

Todos os imunizantes disponíveis contra Covid-19 ou Influenza podem ser administrados simultaneamente com qualquer outro que faz parte do calendário de rotina, em qualquer intervalo de tempo, na faixa etária de seis meses de idade ou mais.

Público – As vacinas contra Influenza e Covid-19 estão disponíveis para toda a população acima de seis meses de idade. Já a vacina bivalente contra a Covid-19 é destinada aos maiores de 18 anos, desde que tenham completado o esquema vacinal primário (duas doses ou dose única). É necessário um período de 4 meses desde a última aplicação para poder receber o imunizante. O público-alvo são pessoas acima de 18 anos, além de pessoas com deficiência, imunocomprometidas e com comorbidades acima de 12 anos, gestantes, puérperas e trabalhadores da saúde.

Documentação – Para ter acesso à vacina contra Covid-19, o usuário deve apresentar um documento oficial e o cartão de vacina, que comprove outras doses do imunizante, além do Cartão SUS. Já para receber a vacina contra Influenza e demais vacinas do calendário de rotina, é importante levar o cartão de vacina, Cartão SUS e um documento oficial do usuário.

Vacinação Domiciliar – Para pessoas acamadas e restritas ao leito, é necessário fazer agendamento, por meio do número (83) 98645-7727. As vacinas são disponibilizadas nos domicílios, de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 16h.

Locais de vacinação em João Pessoa nesta terça-feira (19):

Unidades de Saúde da Família (USFs)

Horário: 7h às 11h e das 12h às 16h (de segunda a sexta-feira)

*exceção: Alto do Céu II, Roger III, Cruz das Armas IV, Anayde Beiriz e Jardim Planalto

Policlínicas Municipais e Centro Municipal de Imunização

Horário: 8h às 16h (de segunda a sexta-feira)

Home Center Ferreira Costa

Horário: 12h às 21h (de segunda a sexta-feira)

8h às 16h (sábado)

Shopping Sul

Horário: 12h às 21h (de segunda a sexta-feira)

10h às 16h (sábado)

Vacinação Domiciliar

Agendamento: (83) 98645-7727

Horário: 8h às 16h (de segunda a sexta-feira)

  • Fonte – SECOM-JP