Sexta, 23, Julho, 2021
Geral 16, julho, 2021

Secretaria de Saúde de João Pessoa emite 30 mil Cartões SUS no primeiro semestre de 2021

thumb

No primeiro semestre deste ano, a Secretaria de Saúde de João Pessoa (SMS) emitiu 30 mil Cartões SUS, uma média de 5 mil por mês.A emissão do documento está sendo feita exclusivamente de forma virtual por meio de mensagem de texto via aplicativo WhatsApp para evitar aglomeração e a disseminação do Coronavírus.

De acordo com a coordenadora do Cartão SUS no município de João Pessoa, Aline Melo, a procura pelo serviço aumentou devido à pandemia do Coronavírus. “As pessoas têm procurado mais o serviço agora nesse período, pois o Cartão SUS é necessário para que os usuários sejam atendidos nos serviços públicos e conveniados, tanto para realização de exames como para cirurgias eletivas, para consultas e recebimento de medicamentos”, afirmou.

Cada um dos cinco Distritos Sanitários dispõe de números específicos para atender aos usuários de cada região de João Pessoa. Devem buscar o serviço, apenas os usuários residentes na Capital que ainda não possuem o Cartão SUS ou as pessoas que tiveram suas solicitações de consulta, exames ou cirurgias não inseridas no Sistema de Regulação pelos polos distritais de digitação por necessidade de atualização de cadastro.

Como solicitar – Para solicitar o Cartão SUS, mesmo por telefone, o usuário deve ter em mãos o RG, CPF, Certidão de Casamento, comprovante de residência em João Pessoa no nome do usuário e a declaração da Unidade de Saúde da Família (USF). Como comprovante de residência são válidos contas de água, energia, internet, faturas de cartão de crédito ou de lojas de departamento. Para os menores de idade é necessário RG e Certidão de Nascimento.

Segundo Aline Melo, o documento é fundamental para os cidadãos e para aprimoramento do próprio Sistema de Saúde. “O Cartão Nacional de Saúde é um instrumento que possibilita a identificação única dos usuários das ações e serviços de saúde para aprimorar a qualidade dos processos de trabalho, viabilizando a utilização adequada de informações no planejamento, acompanhamento e avaliação”, afirma.

Confira os telefones para emissão do Cartão SUS por Distrito Sanitário:

Distrito Sanitário I: 9.8699-2182 e 9.8699-2179

Bairros: Alto do Mateus, Bairro das Indústrias, Bairro dos Novais, Costa e Silva, Oitizeiro, Cruz das Armas, Esplanada, Funcionários I, Jardim Planalto e Jardim Veneza.

Distrito Sanitário II: 9.8699-2185 e 9.8699-2180

Bairros: Boa Esperança, Colinas do Sul, Cristo, Cuiá, Ernani Sátiro, Funcionários II, Funcionários III, Geisel, Grotão, Jardim Itabaiana, João Paulo II e Rangel.

Distrito Sanitário III: 9.8699-2181 e 9.8699-2183

Bairros: Colibris, José Américo, Mangabeira, Mussumagro, Paratibe, Parque do Sol e Valentina.

Distrito Sanitário IV: 9.8699-2184

Bairros: Bairro Dos Estados, Cordão Encarnado, Centro, Distrito Mecânico, Ipês, Ilha do Bispo, Jaguaribe, Mandacaru, Roger, Tambiá, Treze de Maio e Varadouro.

Distrito Sanitário V: 9.8699-2170

Bairros: Altiplano, Água Fria, Aeroclube, Bancários, Bessa, Cabo Branco, Castelo Branco, Cidade Recreio, Expedicionários, Jacarapé, Jardim Cidade Universitária, Jardim Miramar, Manaíra, Penha, Tambaú, Timbó, Torre, Quadra Mares, São José e Jardim Brisamar.

Caso a pessoa não encontre o bairro onde mora na lista, deve ligar para 9.8610-9259 ou 9.8600-9906, telefones da Coordenação do Cartão SUS, e informar o bairro que será encaminhado para o atendimento. O funcionamento da coordenação é de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

Fonte: SECOM/JP

Foto: SECOM/JP