segunda-feira, 29 de abril de 2024
Saúde 4, setembro, 2022

Secretaria de Saúde realiza ações alusivas ao ‘Setembro Amarelo’ a partir desta segunda-feira

thumb

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de João Pessoa realizará uma série de ações alusivas à campanha ‘Setembro Amarelo’, em prevenção ao suicídio e valorização da vida. As atividades serão promovidas pelos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) da Rede Municipal e terão início nesta segunda-feira (5), seguindo até o final do mês. Este ano a campanha tem o lema ‘A vida é a melhor escolha’.

A programação do ‘Setembro Amarelo’, da Rede Municipal de Saúde, conta com atividades esportivas, aulão de zumba, apresentações culturais, práticas integrativas e complementares, caminhada ecológica, oficina de arte, terapia manual, contação de histórias, exposição virtual, palestras e rodas de diálogo abordando temas de saúde mental e prevenção ao suicídio. As ações são voltadas para os usuários e seus familiares, assim como também para os trabalhadores dos serviços.

De acordo com o coordenador da área técnica de Saúde Mental da SMS, Jean Paulo Dantas, o objetivo da campanha é conscientizar a população em geral sobre a ocorrência de suicídios e os meios mais adequados para a sua prevenção. “É importante dar destaque ao tema para que as pessoas que estejam necessitando de ajuda saibam como e onde buscar esse apoio. Além disso, é importante sabermos identificar quando alguém está precisando de ajuda para, assim, evitarmos até mesmo uma tentativa de suicídio”, afirmou.

Números – Dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) e do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) mostram que no período de janeiro até julho deste ano foram registradas 323 tentativas de suicídio e 18 óbitos por lesões autoprovocadas intencionalmente em pessoas residentes no município de João Pessoa. De janeiro a dezembro de 2021 esses números foram 380 e 38 respectivamente. Já em 2020 foram registrados 461 tentativas e 48 suicídios.

Os dados também mostram que os óbitos por lesões autoprovocadas são mais comuns entre os homens. Das 18 pessoas residentes em João Pessoa que tiraram a própria vida no período de janeiro a julho deste ano, foram 15 do sexo masculino e 3 do sexo feminino. Por outro lado, as tentativas de suicídio são mais frequentes com mulheres. Do total de 323 tentativas no mesmo período, 227 foi de pessoas do sexo feminino e 96 do sexo masculino.

Centro do Cuidado à Vida – Em João Pessoa, este público pode contar com o Centro de Referência do Cuidado à Vida, especializado para o atendimento de usuários com depressão. O serviço está localizado dentro do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Caminhar, no bairro Jardim Cidade Universitária. No local, os usuários têm acesso a atendimento multiprofissional com médico psiquiatra, psicólogo, assistente social, terapeuta ocupacional, enfermeiro, farmacêutico e nutricionista.

Para ter acesso aos atendimentos oferecidos no Centro, o usuário pode se dirigir diretamente ao local portando RG, CPF, cartão SUS e comprovante de residência na Capital. O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Outros serviços – Dentro da política de promoção à saúde mental, a Prefeitura de João Pessoa oferece atendimento, também, em diversos serviços da rede municipal. Neste sentido, a assistência psicossocial acontece desde as Unidades de Saúde da Família (USF), passando pelo atendimento especializado nas policlínicas e Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), terapias alternativas nos Centros de Práticas Integrativas e Complementares (CPICS), atenção hospitalar e serviços de urgência e emergência como o Pronto Atendimento em Saúde Mental (PASM).

Confira a programação do ‘Setembro Amarelo’ da Rede Municipal de Saúde:

CAPS A D David Capistrano

Data: 05/09/2022

Café da Manhã e entrega simbólica da Fita Amarela

Roda de diálogo com o tema: Discussão Valorização da Vida

Data: 12/09/2022

Contação de Historias

Data: 14/09/2022

Café da Manhã com Roda de Conversa: Suicídio

Data: 19/09/2022

Acolhimento e Terapia Manual

Data: 21/09/2022

Projeto Janela Aberta: Lançamento da exposição virtual de Felinto Evangelista. Tema: Suicídio História e o Contemporâneo

Data: 26/09/2022

Cuidado em Saúde Mental e Zumba.

Data: 28/09/2022

Encerramento com Café da Manhã e o Projeto: Viola dos Anjos

CAPS CAMINHAR

Data: 12/09/2022

Oficina: Artesanato simbólico ao setembro amarelo

Roda de conversa: Cuidados em Saúde Mental na RAPS

Data: 13/09/2022

O encontro: Caminhar/Guttemberg “Integrando música e cuidado”

Roda de conversa com familiares e usuários: “Manejo dos familiares aos usuários com ideação suicida”, no CAPS Guttemberg Botelho

Data: 14/09/2022

Café coletivo

Roda de conversa: Suicídio: Um desafio para a sociedade atual

Risco de suicídio, o que eu posso fazer?

Apresentação Cultural

Roda de conversa com profissionais da USF Eucalipto: Cuidados em Saúde Mental na RAPS

Data: 15/09/2022

Roda de conversa com familiares e usuários: O sentido da vida e do sofrimento humano

Data: 16/09/2022

Encerramento: Aulão de Zumba com usuários e profissionais do CAPS CAMINHAR.

CAPS GUTTEMBERG BOTELHO

Data: 13/09/2022

O encontro: Caminhar/Guttemberg “Integrando música e cuidado”

Roda de conversa com familiares e usuários: “Manejo dos familiares aos usuários com ideação suicida”

Data: 29/09/2022

Caminhada ecológica com momento de cuidado e piquenique no Jardim Botânico (9h)

Data: 30/09/2022

Roda de diálogo sobre prevenção ao suicídio

CAPS CIRANDAR

Data: 15/09/2022

Atividade esportiva com os usuários

Data: 23/09/2022

Ação de cuidados com Praticas Integrativas aos familiares

Data: 29/09/2022

Fit Dance com café da manhã na Orla do Cabo Branco com os profissionais

PRONTO ATENDIMENTO EM SAÚDE MENTAL (PASM)

Data: 15/09/2022

Palestra: Aspectos clínicos da prevenção do suicídio

Fonte: SECOM/JP

Foto: SECOM/JP