Segunda, 06, Dezembro, 2021
Geral 23, janeiro, 2021

Semam alerta empreendedores sobre necessidade de emitir Licença Ambiental

thumb

Quem deseja começar um empreendimento, seja pequeno ou mesmo de grande porte, tem que se informar sobre a necessidade de dar entrada na Licença Ambiental. O procedimento administrativo autoriza a localização, instalação, ampliação e operação de empreendimentos que utilizam recursos naturais.

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), tem incentivado os pequenos e grandes empreendedores a darem entrada na Licença. O secretário de Meio Ambiente, Welison Silveira, destacou que essa é uma forma do empreendimento iniciar suas atividades da forma correta.

“Para dar entrada na Licença, o empreendedor submete as atividades da empresa à vistoria dos técnicos da Semam, que trabalham sempre na perspectiva de orientar, informar e dar suporte para que tudo funcione de acordo com a legislação. Então, por exemplo, quando nossos técnicos orientam o dono de uma futura padaria, esse comerciante vai ter acesso às informações sobre normas técnicos e de segurança para o empreendimento que ele está começando. Isso evita riscos, garantindo segurança e contribuindo para que o empreendimento esteja de acordo com a legislação, além, claro, de preservar o meio ambiente”, concluiu.

Solicitação – O empreendedor deve observar se a atividade que ele vai desenvolver pode utilizar recursos naturais ou se o empreendimento tem potencial para poluir o ambiente. Por exemplo, a fumaça que sai dos fornos das pizzarias e padarias, o som de um bar ou restaurante, que precisa de isolamento acústico, entre outros.

O licenciamento ambiental é um procedimento estabelecido pela Lei Federal n.º 6938, de 31/08/81 e é considerado um mecanismo da gestão pública importantíssimo para regular o impacto ambiental causado por empreendimentos no Brasil.

Balanço – Nos primeiros quinze dias de janeiro a Semam emitiu 96 Licenças Ambientais, sendo sessenta licenças simplificadas, nove licenças prévias, três licenças de instalação e 24 licenças de operação.

Para dar entrada na Licença Ambiental o empreendedor pode se dirigir à sede da Semam, no Centro Administrativo Municipal, na Rua Diógenes Chianca, no bairro de Água Fria, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Fonte: SECOM/JP

Foto: SECOM/JP