segunda-feira, 15 de agosto de 2022
Geral 8, julho, 2022

Semam promove atividades para crianças e adultos nos parques da Capital

thumb

Brincar nas praças e parques da cidade, ao ar livre, tem tudo a ver com férias e contribui para a saúde das crianças e dos pais. Foi pensando nisso que a Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), está promovendo uma série de atividades nos parques da cidade. Entre as programações, estão as Férias na Bica e a Colônia de Férias no Parque Parahyba III. As atividades têm parceria com a Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) e com o Comitê Gestor do Parque Parahyba.

No Parque Parahyba III, que foi recentemente inaugurado, a Semam planejou atividades para envolver adultos, crianças e adolescentes. Neste primeiro sábado (9) e domingo (10), as atividades serão das 17h às 20h. Os técnicos da Divisão de Arborização da Semam farão a distribuição de mudas de árvores nativas e também o plantio na área do Parque Parahyba III. Estão planejadas ainda a Feira de Pulgas, apresentação de Arco e Flecha, apresentação do canil do comando da Polícia Militar, mágicos, vôlei para pais, filhos e avós e ainda o espaço funcional kids, com atividades para o desenvolvimento motor das crianças.

Também serão ofertadas atividades como pintura facial, brincadeiras com acompanhamento da neuropedagoga Dani Martins e apresentação dos palhaços Chameguinho e Tijolinho. A programação da Colônia de Férias no Parque Parahyba continua nos próximos fins de semana do mês de julho, sempre nos sábados e domingos.

Para o representante do Comitê Gestor do Parque Parahyba, Dema Macedo, a união de esforços, sociedade civil e gestão pública, é extremamente benéfica para a população. “São ações muito esperadas pela população que mora no entorno dos Parques Parahyba e também de outros bairros da cidade, que costumam frequentar a área. As atividades vão proporcionar maior integração com um parque no tecido urbano, ofertando a vivência com a natureza e diversão para criançada. A Semam está de parabéns em realizar uma Colônia de Férias com o Comitê dos Parques, que reúne vários voluntários, de uma maneira participativa, com os profissionais da Educação Física, recreadores e artistas”, destacou.

No Parque Zoobotânico Arruda Câmara, Bica, a Semam vem promovendo, em parceria com Funjope, o projeto “Vem Bicar Comigo”, com atividades durante todo o mês. O secretário de Meio Ambiente, Welison Silveira, destacou que as ações são planejadas com o objetivo de incentivar que os pais e as crianças tenham contato com a natureza.

“A Semam vem administrando os parques e áreas verdes sempre com foco no cuidado com as pessoas. Estamos promovendo atividades de educação ambiental e ações pedagógicas, mas sempre com um viés lúdico, com brincadeiras, de forma leve, aproveitando ao máximo as áreas verdes. Nós temos o privilégio de morar numa cidade arborizada, com várias opções para se brincar ao ar livre. É com esse objetivo que a Semam vem incentivando uma vida mais saudável, com as ações na Bica e no Parque Parahyba”, afirmou.

O diretor executivo da Funjope, Marcus Alves, lembrou que, desde o ano passado, Semam e Funjope estão atuando em parceria. “As atividades são exitosas e queremos manter esse caráter artístico, cultural e de perfil pedagógico, fortalecendo uma política de formação de público. Quando levamos teatro, contação de histórias, circo, estamos fortalecendo o processo de formação das crianças, num ambiente de diversão e de brincadeiras, num espaço na natureza. E para os grupos de teatro, de circo, para os contadores de história, tudo isso tem um significado para nossos artistas, de fortalecimento da ação dos grupos, de formação de público”, observou.

Programação do Parque Arruda Câmara:

09/07

15h – Brincadeiras, palhaços e mágica

10/07

9h – Yoga para crianças e contação de histórias com Rita Souza

15h – Contação de história com Bruno Linhares

16/07

15h – Brincadeiras, palhaços e mágica

17/07

15h – Palhaço Dadá Venceslau

23/07

15h – Brincadeiras, palhaços e mágica

24/07

9h – Yoga para crianças e contação de histórias com Rita Souza

30/07

15h – Brincadeiras, palhaços e mágica

31/07

15h – Truques de mágicas e brincadeiras com Dadá Venceslau

Fonte: SECOM/JP

Foto: SECOM/JP