O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba indeferiu, em sessão nesta segunda-feira (9), a candidatura do deputado Chico Mendes (PSB) à Prefeitura de Cajazeiras. Ele concorre pela Coligação ‘Mudar para Crescer’ e tem como vice, o médico Pablo Leitão (PSB).
A decisão atende a recurso impetrado pelo Ministério Público Eleitoral e pela Coligação ‘Para a Mudança Continuar’, que tem a frente Socorro Delfino (PP), contra a decisão da Justiça Eleitoral na Primeira Instância que havia liberado a candidatura de Chico Mendes.
Delfino e a Procuradoria Regional Eleitoral argumentam que o deputado estaria na disputa por um terceiro mandato consecutivo de prefeito, já que o socialista comandou o município de São José de Piranhas entre 2017 e 2022, quando renunciou ao cargo para disputar vaga na Assembleia Legislativa da Paraíba, sendo eleito.
Na semana passada, o relator Bruno Teixeira de Paiva já tinha votado contra o registro de candidatura de Chico. Hoje, o voto do magistrado foi seguido pelo desembargador Oswaldo Trigueira do Vale Filho, e pelos juízes Roberto França, Sivanildo Torres Ferreira e Maria Cristina Paiva Santiago. O juiz Fábio Leandro se absteve de votar no processo.
Ao proferir o voto vista, Trigueira apontou a tentativa de Chico Mendes de construir uma “carreira política” na região polarizada por Cajazeiras, já que se elegeu por duas vezes consecutivas para comandar o Poder Executivo de São José de Piranhas, renunciou ao cargo para disputar vaga na Assembleia Legislativa, posto que foi eleito em 2022 e agora tenta conquistar a gestão municipal cajazeirense.
Fonte – Blog Sony Lacerda