sexta-feira, 1 de março de 2024
Saúde 22, novembro, 2023

Vacinas na gestação são fundamentais para proteger as mamães e os bebês

thumb

A importância das vacinas no período gestacional vai muito além da saúde da futura mamãe. A partir desse momento a proteção já começa a fazer parte também do futuro bebê. Muitas vezes essa falta de informação costuma provocar um equívoco: de que as gestantes não podem tomar vacinas. Elas devem! Salvo em situações especiais, toda mulher, mesmo grávida, deve manter o calendário de vacinação em dia.  

Faz parte do calendário de vacinas da gestante as vacinas de campanhas, que protegem contra Influenza e Covid-19 e, as vacinas Tríplice bacteriana (dTpa), que protege contra difteria, tétano e coqueluche, sendo administrada uma dose, após a 20ª semana, em paciente previamente vacinada. Já para gestante sem cartão de vacina ou com esquema incompleto, após receber a vacina dTpa, deve receber duas doses de dt.  

O imunizante que protege contra a hepatite B, pode ser dado em qualquer idade gestacional. São apenas três doses. Elas são indicadas aos pacientes que nunca foram vacinados ou não criaram anticorpos. Sobretudo, a avaliação da caderneta e todas as orientações sobre todas as vacinas para cada faixa etária, podem ser passadas nos diversos serviços da rede municipal.  

“O principal objetivo é chamar a atenção das grávidas sobre a necessidade desse cuidado e que, essa cultura de proteção por meio da vacinação deve ser mantida no decorrer da vida dessa criança. A proteção, assim como a informação deve ser passada de pais para filhos. As vacinas vão fazer parte da vida desse cidadão no decorrer de toda a sua trajetória, seja na rotina ou nas campanhas preventivas”, esclareceu Fernando Virgolino, enfermeiro responsável pela Seção de Imunização da Prefeitura de João Pessoa.  

Para isso, todas as salas de vacinas seguem promovendo a busca ativa e garantindo uma assistência integral e humanizada a toda população nesta quarta-feira (22). A atualização da caderneta pode ser feita nas unidades de saúde da família, Policlínicas Municipais e o Centro de Imunização, no bairro da torre, de acordo com os horários de funcionamento de cada serviço.  

A Prefeitura dispõe também de três pontos extras localizados no Shopping Sul, no bairro dos Bancários, e no Home Center Ferreira Costa, às margens da BR-230, que atendem de segunda a sexta-feira, das 12h às 21h, e no Shopping Tambiá, que agora também conta com um ponto fixo, funcionando das 12h às 20h. Ambos com a administração de todas as vacinas, que fazem parte do calendário de rotina e das campanhas ativas, facilitando a vida do usuário que não pode ir até um serviço de saúde durante o horário comercial.  

Contra Covid-19 – As crianças a partir de seis meses de idade, que iniciaram o esquema vacinal devem tomar a segunda dose com 30 dias e a terceira dose com 60 dias, com imunizantes Pfizer-BioNTech baby. Já a vacina bivalente contra a Covid-19 é destinada aos maiores de 18 anos, desde que tenham completado o esquema vacinal primário (duas doses ou dose única). É necessário um período de 4 meses desde a última aplicação para poder receber o imunizante. O público-alvo são pessoas acima de 18 anos, além de pessoas com deficiência, imunocomprometidas e com comorbidades acima de 12 anos, gestantes, puérperas e trabalhadores da saúde.  

Todos os imunizantes disponíveis das campanhas ativas (Covid-19 ou Influenza) podem ser administrados simultaneamente com qualquer outro que faz parte do calendário de rotina, em qualquer intervalo de tempo, na faixa etária de seis meses de idade ou mais.  

Documentação – Para ter acesso as vacina, o usuário deve apresentar um documento oficial e o cartão de vacina, além do Cartão SUS, que é um documento oficial do usuário aos serviços de saúde.  

Vacinação Domiciliar – Para pessoas acamadas e restritas ao leito. É necessário fazer agendamento, por meio do número (83) 98645-7727. As vacinas são disponibilizadas nos domicílios, de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 16h.  

Locais de vacinação em João Pessoa nesta quarta-feira (22): 

Unidades de Saúde da Família (USFs)

Horário: 7h às 11h e das 12h às 16h (de segunda a sexta-feira)

*exceção: Alto do Céu II, Roger III, Cruz das Armas IV, Anayde Beiriz e Jardim Planalto  

Policlínicas Municipais e Centro Municipal de Imunização

Horário: 8h às 16h (de segunda a sexta-feira)  

Home Center Ferreira Costa

Horário: 12h às 21h (de segunda a sexta-feira) 8h às 16h (sábado)  

Shopping Sul Horário: 12h às 21h (de segunda a sexta-feira) 10h às 16h (sábado)  

Shopping Tambiá Horário: 12h às 20h (de segunda a sexta-feira) 9h às 16h (sábado)  

Vacinação Domiciliar Agendamento: (83) 98645-7727 Horário: 8h às 16h (de segunda a sexta-feira)

  • Fonte – SECOM-JP
    Foto – Ivomar Gomes