Zezita Matos é atração em Festival de Cinema em Pernambuco
A cidade de Taquaritinga do Norte, no agreste pernambucano, vive dias de glória! Desde o dia 16 e até o dia 22 de março, o local se transforma no ambiente mais apropriado para a exibição de filmes do país. É que 10 mostras competitivas com filmes de todas as regiões do Brasil e de países como Chile, Argentina, Peru, México e França fazem parte do Curta Taquary, que volta a ser presencial depois de dois anos.
Além da exibição presencial, o festival mantém a versão online. Para ver a programação completa e acompanhar as exibições basta acessar o site: http://www.curtataquary.com.br
De acordo com a assessoria do evento, este ano o Curta Taquary recebeu um número recorde de inscrições. Foram 777, das quais 113 estão na grade de programação do festival que completa 15 anos, fruto do empenho do visionário Alexandre Soares, idealizador e coordenador do projeto.
Uma das novidades desta 15ª edição é a reativação do Cine Teatro Santo Amaro, que irá receber algumas sessões da maratona cinematográfica. O projeto também ocupará outros espaços na zona rural de Taquaritinga do Norte, onde serão exibidos filmes e também realizadas oficinas, como a de cinema de animação ministrada por Renata Claus. O Curta Taquary tem enfatizado, ao longo de suas edições, a formação de estudantes da rede pública para a compreensão do cinema e o que essa arte pode fazer no engajamento das lutas sociais mais urgentes, como a preservação do meio ambiente.
A curadoria selecionou 113 curtas-metragens que oferecem um panorama multifacetado da produção nacional, uma vez que há representantes das cinco regiões do Brasil. A diversidade de gênero e sexualidade está entre os pilares do Curta Taquary desde sua fundação. “Estamos muito orgulhosos do formato que esta edição está tomando. É muito recompensador observar a potência das diretoras e dos diretores, de diferentes idades e com histórias de vidas múltiplas, que lançam olhares sensíveis sobre o nosso tempo.”, pontua Alexandre Soares, coordenador do Curta Taquary.
DEZ MOSTRAS COMPETITIVAS
Ao todo, são dez mostras competitivas: Brasil, com obras de temática livre; Primeiros Passos, voltada para os primeiros filmes de novos realizadores; Dália da Serra, com filmes produzidos em atividades pedagógicas, projetos de formação e oficinas; Universitária, direcionada para produções oriundas de estudantes de graduação; Diversidade, com obras que abordem questões de sexualidade e de gênero.
Completam ainda a programação a Curtas Fantásticos, com foco no horror, ficção científica e fantasia; Criancine, para o público infantojuvenil; Pernambucana, com trabalhos produzidos no Estado; a Por Um Mundo Melhor, focada na educação ambiental; e a Mostra Internacional. Além delas, o festival promoverá sessões fora de competição, como a Mostra Agreste e Sessão Especial.
MASTERCLASS COM ZEZITA MATOS
O 15º Curta Taquary contará ainda com várias ações complementares, entre elas uma masterclass ministrada pela atriz Zezita Matos. A artista paraibana é uma presença marcante na cinematografia nacional e já participou de filmes como “O Céu de Suely”, “Baixio das Bestas”, “A História da Eternidade”, “Deserto Particular”, entre outros.
COMPROMISSO AMBIENTAL
Engajado no fomento do audiovisual de Pernambuco e de todo o país, o Curta Taquary reforça nesta edição outro pilar caro à sua história: o destaque para pautas sociais e a conscientização sobre a importância do cuidado com a natureza. O evento acontece em datas simbólicas: 16 de março é o Dia Nacional da Conscientização das Mudanças Climáticas, enquanto 22 de março, encerramento do festival, é o Dia da Água. Além da programação, o compromisso com o meio ambiente também estará expresso no plantio de 1298 plantas, sendo 777 relativas aos inscritos em 2022 e 521 aos filmes submetidos na última edição.