AFundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) realiza neste sábado (18), mais uma atividade da temporada 2023 da Caravana Interatos. A próxima parada é no município de Alagoa Nova, que vai receber uma trupe de teatro. O espetáculo ‘Desertores’, do Coletivo Alfenim (João Pessoa) será apresentado a partir das 20h, no Teatro Municipal Otávio Lima Leite. Com uma hora e 25 minutos de duração, a peça tem entrada gratuita e classificação indicativa livre.
Em cena, Adriano Cabral, Edson Albuquerque, Kevin Melo, Lara Torrezan, Mayra Ferreira, Murilo Franco, Paula Coelho, Vítor Blam e Emmanuel Vilar. A dramaturgia e direção são de Márcio Marciano. A trilha musical do espetáculo é de Kevin Melo, Mayra Ferreira, Márcio Marciano, Paula Coelho, Walter Garcia e Vítor Blam.
‘Desertores’ é inspirado na peça ‘O declínio do egoísta Johann Fatzer’ (obra inacabada, escrita pelo alemão Bertolt Brecht, entre 1927 e 1931). O espetáculo é sobre a trajetória de quatro soldados que, durante a 1ª Grande Guerra, abandonam seus postos e decidem desertar. Tidos como mortos, ficam em clandestinidade num bairro fabril alemão, sob constante ameaça de prisão e fuzilamento.
Em um claro paralelo a um universo brasileiro contemporâneo, a peça destaca as dificuldades para conseguir comida, os esquemas de lucro sobre a guerra – que a impedem terminar –, a escalada de violência na falta de suprimentos e a situação das mulheres (reféns do machismo) à espera de seus homens.
O retrato desse mundo em declínio é uma crítica objetiva às relações humanas no sistema capitalista. Por meio dela, compreendemos um pouco das contradições das lutas sociais, da ilusão e medo constantes, dos avanços e retrocessos, do desalento e esperança insistente que habita o mais profundo de nosso peito.
‘Desertores’ tem cenografia de Márcio Marciano e iluminação de Ronaldo Costa, figurinos de Maria Botelho e produção executiva de Gabriela Arruda. Ainda projeção de Rebecca Dantas e animação de Lív Costa; identidade visual de Patrícia Brandstatter; costura de Maria José e serralheria de Anderson Galdino.
O Coletivo de Teatro Alfenim é um laboratório permanente de pesquisa teatral surgido em 2007, com o objetivo de criar uma obra autoral com base em assuntos brasileiros. Trabalha com o conceito de dramaturgia em processo, no qual o texto de suas montagens é criado na sala de ensaios com a participação dos atores e demais artistas colaboradores.
Caravana Interatos – Por meio de edital, foram selecionadas propostas de espetáculos e oficinas nas áreas de teatro, dança e circo para compor a Caravana Interatos 2023. A programação, que começou em junho, no município de Areia, se estende até o mês de novembro, passando pelas cidades de Esperança, Alagoa Nova, Esperança, Taperoá, Mogeiro, Cuité, Monte Horebe, Pocinhos, Riacho de Santo Antônio, Solânea, Baraúna e Campina Grande.
O objetivo da Caravana é promover o intercâmbio entre grupos culturais de diferentes regiões da Paraíba. Assim como no ano passado, a Caravana Interatos vem sendo desenvolvida no sentido de aprofundar a presença da Funesc no interior da Paraíba.
A ideia também é promover o diálogo entre os grupos participantes do projeto e a produção cultural local, tanto através das oficinas, quanto dos bate-papos ao final de cada espetáculo. A escolha destas cidades contempladas com a programação se deu através de credenciamento realizado por meio de edital. Em cada local por onde passa, o projeto tem parceria com as prefeituras dos municípios envolvidos.
Serviço:
Espetáculo: ‘Desertores’ – Coletivo Alfenim
Data: 18/11
Horário: 20h
Local: Teatro Municipal Otávio Lima Leite – Alagoa Nova (PB)
Classificação: Livre
Duração: 1 hora e 25 minutos
Entrada gratuita
Fonte – SECOM-PB