segunda-feira, 19 de maio de 2025
Política 19, maio, 2025

Prefeito de Cabedelo determina redução de 20% nas despesas

thumb

Decreto assinado pelo prefeito de Cabedelo, André Coutinho (Avante), institui medidas restritivas e de contigenciamento de despesas. A decisão de cortar gastos acontece cinco meses após o gestor assumir o mandato.

O objetivo, segundo o gestor, é equilibrar as contas, garantir o cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal e garantir recursos para o pagamento da folha dos servidores, 13º salário, férias, água, luz, decisões judiciais e convênios em andamento.

Coutinho foi eleito para o primeiro mandato nas eleições de 2024.

De acordo com o decreto, todas as secretarias e órgãos da administração direta devem reduzir, no mínimo, 20% de suas despesas. A medida atinge principalmente gastos com pessoal, combustível, frota de veículos, horas extras, gratificações, diárias e contratações temporárias.

Também estão suspensas novas nomeações para cargos comissionados e efetivos, com exceção dos casos previstos em concurso vigente.

Uma outra medida é a suspensão temporária de eventos festivos não previstos no calendário oficial do município, bem como de serviços como coffee breaks e buffets. A realização de novos contratos administrativos e o pagamento de despesas de exercícios anteriores também passam a exigir justificativas prévias com análise da Controladoria Geral do Município.

O horário de funcionamento para os prédios da administração municipal, agora será das 8h às 14h, excetuando-se os serviços essenciais. A Controladoria é que vai acompanhar e avaliar, bimestralmente, a efetividade das medidas, com a entrega de relatórios ao gabinete do prefeito.

Blog Sony Lacerda