domingo, 17 de agosto de 2025
Economia 29, julho, 2025

Governo do Estado incentiva comércio com apoio ao Liquida Campina 2025

thumb

OGoverno do Estado garantiu, por mais um ano, apoio ao Liquida Campina — campanha promocional realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) —, que está em sua 23ª edição, em Campina Grande. Este ano, além do patrocínio financeiro e do parcelamento do ICMS de julho, foi lançado o Refis, que permite o refinanciamento de dívidas já consolidadas. 

A campanha Liquida Campina está acontecendo desde o último dia 24 em mais de 600 estabelecimentos comerciais de Campina Grande e região até o dia 2 de agosto. A iniciativa oferece descontos que, segundo a CDL, podem chegar a 70%, além de prêmios, tanto para consumidores quanto para vendedores. 

O apoio do Governo do Estado garante que o pagamento da 1ª parcela do ICMS de julho deverá ocorrer no dia 15 de agosto, enquanto a 2ª parcela deve ser paga em 15 de setembro. As empresas que vão parcelar o tributo deverão antecipar a entrega da Escrituração Fiscal Digital (EFD), referente ao mês de julho, até o dia 8 de agosto. Para ter direito ao benefício, é necessário apenas que as empresas varejistas estejam regularmente inscritas no Cadastro de Contribuintes do ICMS da Paraíba e em dia com suas obrigações tributárias. 

O secretário de Estado da Fazenda (Sefaz-PB), Marialvo Laureano, falou sobre a importância dos incentivos: “Esta é uma forma de fomentar a atividade comercial em Campina Grande e ajudar no fluxo de caixa das empresas do varejo, um dos segmentos mais importantes da economia da cidade. Com mais promoções e vendas, há mais arrecadação, e todos ganham.” 

A parceria, mantida por meio da Secretaria de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico e da Secretaria da Fazenda, resultou, no ano passado, em um aumento de 5% nas vendas durante um período considerado de baixo consumo.

A secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas, destacou o papel das ações do Governo do Estado no desempenho comercial da Paraíba: “O volume de vendas do varejo paraibano registrou a segunda maior taxa de crescimento do país no ano passado, com uma expansão de 11,4%, enquanto a média nacional foi de 4,7%. Isso se deve a ações de um governo que tem equilíbrio fiscal e realiza investimentos em várias áreas e por todo o estado, fomentando a economia em todos os setores — e com o comércio não poderia ser diferente.” 

De acordo com o vice-governador Lucas Ribeiro, o Governo promove o desenvolvimento do estado com medidas de apoio e incentivo às atividades que geram emprego e renda: “O comércio da Paraíba se destaca graças às suas cidades, e Campina Grande é um polo para onde convergem consumidores de vários lugares do estado e de fora. Por isso, o governador João Azevêdo dialoga com quem faz o setor e atende às demandas, para que nosso comércio alcance ainda mais crescimento e força.”

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Campina Grande (CDL-CG), Eliezio Bezerra falou sobre a parceria do Governo. “Mais uma vez o governador João Azevêdo e o vice-governador Lucas Ribeiro, com o olhar e a sensibilidade necessária para a importância da campanha, apoia o Liquida com um aporte financeiro, entendendo a importância e o impacto econômico positivo dela em nossa cidade, com incremento para os comerciantes e descontos atrativos para os consumidores”.

SECOM-PB