quinta-feira, 21 de agosto de 2025
Geral 21, agosto, 2025

Livraria A União participa da Feira do Empreendedor em Campina Grande

thumb

ALivraria A União, da Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), vai estar no Centro de Convenções de Campina Grande, a partir desta quinta-feira (21) até sábado (23), participando da Feira do Empreendedor 2025. O evento é realizado pelo Sebrae-PB, em parceria com o Governo da Paraíba, e estará aberto ao público das 14h às 22h. 

Com o tema Na Trilha das Oportunidades Transformadoras, a Feira terá arenas dedicadas à Economia Criativa e Turismo; Ambiental, Social e Governança;  Inteligência Territorial; Oportunidades Empreendedoras; Juntos pela Agro; Rodadas de Negócios;  Educação Empreendedora; e Inovação. O evento contará também com um palco principal 360º, capaz de receber quatro palestras simultâneas, além de outros nove palcos distribuídos nas arenas temáticas, totalizando 200 horas de programação. A expectativa é movimentar R$ 8 milhões em negociações ao longo dos três dias.

Além de estande com diversos títulos de autores paraibanos publicados pela Editora A União sendo comercializados, a Livraria vai realizar o lançamento de três livros, sempre às 18h: na quinta-feira ‘Eu vivi a Ditadura Militar’ (A União, 2024), de Rui Leitão; ‘Os cílios do sol’ (Patuá, 2025), de Renata Escarião, na sexta-feira; e no sábado ‘Além do Ipiranga – a extraordinária vida de Pedro Américo e suas incríveis facetas’ (A União e Cepe, 2025), de Thélio Queiroz Farias. 

Lançamentos – ‘Eu vivi a Ditadura Militar’, de Rui Leitão, traz artigos que buscam resgatar a memória desses tempos difíceis, oferecendo uma visão crítica e detalhada dos acontecimentos, com peculiar narrativa dos fatos, muitas vezes em forma de crônicas, nas quais o autor compartilha suas experiências pessoais e observações sobre a resistência estudantil, artística e intelectual ao regime. A maioria das fontes para os artigos foram extraídas dos relatórios da Comissão Nacional da Verdade (CNV) e da Comissão Estadual da Verdade e da Preservação da Memória do Estado da Paraíba (CEVPM-PB). 

No romance ‘Os cílios do sol’, Renata Escarião traz uma história sobre tudo que borbulha no Sertão escaldante e sobre carregar o inevitável, como o sangue que corre nas veias. Açucena é uma jovem mulher que retorna ao Sertão paraibano, de onde fugiu há muitos anos, em busca das histórias das mulheres da família, especialmente da sua bisavó, assassinada pelo marido na década de 1930. Na busca de vencer o silenciamento em torno das suas ancestrais e aplacar a perpetuação das narrativas masculinas de violência, Açucena embarca em uma jornada na qual enfrenta fantasmas, traumas e depara-se com um passado surpreendente.

Na segunda edição do ‘Além do Ipiranga – a extraordinária vida de Pedro Américo e suas incríveis facetas’, Thélio Queiroz Farias examina não só a obra de Pedro Américo como pintor, mas as demais atividades que desempenhou ao longo da vida. O autor destaca também os sentimentos do artista, enfatizando ângulos políticos e pessoais. Acompanhando as análises, a investigação iconográfica é responsável pela belíssima reprodução de diversos trabalhos de Pedro Américo, geralmente lembrado apenas como autor do quadro que retrata o “Grito da Independência” proferido por Dom Pedro às margens do Riacho Ipiranga. Logo no início, o livro traz uma cronologia dos fatos importantes e curiosidades da vida do pintor.

SECOM-PB