O governador João Azevêdo abriu, nesse domingo (14), a Expofeira Paraíba Agronegócios — edição 2025, que ocorre até o próximo domingo (21) no Parque de Exposições Henrique Vieira de Melo, localizado às margens da BR-230, no Bairro Cristo Redentor, em João Pessoa. A estimativa da organização é de que, nestes oito dias de evento, sejam gerados mais de R$ 50 milhões em negócios. A visitação é gratuita e ocorre das 10h às 22h. Em dias de shows, o funcionamento se estende até meia-noite e meia.
Na solenidade, que foi marcada pela entrega do certificado ao governador João Azevêdo que atesta que a Paraíba ganhou o status de livre de febre aftosa sem vacinação, o chefe do executivo destacou os investimentos que o segmento tem recebido do Governo do Estado. “Em 2019, quando assumi o Governo, eram realizadas três feiras por ano na Paraíba. Hoje, são mais de 60, da agricultura familiar, do agronegócio e do cooperativismo. Uma feira como essa, com mais de 2.100 animais expostos, com a expectativa de mais de R$ 50 milhões em negócios gerados, nos dá a certeza de que este é o caminho: dar apoio a quem produz e a quem investe na Paraíba, que vive um bom momento na economia pela capacidade que o Governo tem de identificar as demandas de todos os segmentos econômicos”, ressaltou, agradecendo também aos parceiros da Expofeira Paraíba.
“Quando a gente fez uma mudança, por exemplo, no ICMS para reduzir esse imposto sobre a venda de máquinas agrícolas pesadas na Paraíba, a gente trouxe todo o potencial de vendas que ocorria nos estados vizinhos”, acrescentou o governador João Azevêdo, ao lembrar outros incentivos e investimentos no setor agropecuário, como a isenção de impostos para produtores de queijo e programas que beneficiam principalmente a agricultura familiar, a exemplo do Procase II.
Na ocasião, dois motorhomes também foram entregues para fortalecer ainda mais a defesa agropecuária no estado.
O vice-governador, Lucas Ribeiro, também destacou os investimentos que o setor produtivo tem recebido do Governo da Paraíba. “Tenho andado por toda a Paraíba, visitado não apenas feiras, mas também produtores e cooperativas, e visto o quanto temos avançado nesse segmento, gerado emprego e renda para as pessoas. Ver em Mari cerveja feita a partir da mandioca é um exemplo de todo o nosso potencial, é ter a certeza de que, com investimentos assertivos, com investimentos sérios, surgem as oportunidades. É o que temos feito com muitos desafios a vencer ainda, mas com o necessário reconhecimento do quanto temos avançado”, afirmou, ao citar o Programa Nutrir+PB, que visa fortalecer a segurança alimentar e nutricional de famílias em vulnerabilidade, e o de ração subsidiada, beneficiando o pequeno e o médio produtor.
O secretário de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap-PB), Joaquim Hugo Vieira, observou que eventos como a Expofeira Paraíba promovem visibilidade do setor agropecuário do estado. “Nós entendemos que as exposições são importantes, porque têm dado muita visibilidade ao setor agropecuário — com três eventos desse tipo por semana, em média. Semana passada, nós resgatamos o ‘Berro do Bode’, em Esperança, feira que não era realizada havia 20 anos”, comentou.
O presidente da Associação Paraibana dos Criadores de Caprinos e Ovinos (Apacco), Júnior Nóbrega, agradeceu ao governador João Azevêdo a atenção com que o Governo tem olhado para o segmento. “Meus parabéns, governador, por ter tido a coragem de passar para mais de 60 exposições anuais, por tudo isso que a Paraíba tem apresentado dentro da sua gestão”, ressaltou, estendendo os agradecimentos ao vice-governador Lucas Ribeiro.
Por sua vez, o superintendente do Banco do Nordeste na Paraíba (BNB), Rudrigo Araújo, destacou: “Dizer da nossa alegria de estarmos mais uma vez neste grande evento, que é a Expofeira Paraíba Agronegócios. Esse evento é a celebração de um trabalho que vem sendo feito em todo o estado. Essa feira faz parte de um circuito de 60 exposições, que tem fomentado significativamente o setor primário da Paraíba, que é extremamente relevante na garantia da sustentabilidade desse estado”, reforçou, destacando o apoio do BNB ao segmento agropecuário pela forte capacidade de transformação.
A solenidade oficial da abertura da Expofeira Paraíba Agronegócios 2025 foi prestigiada, ainda, pela secretária de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde), Rosália Lucas; pela gerente-executiva da Defesa Agropecuária, Girlene Alencar; pelo presidente do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Paraíba (OCB/PB); e pelo presidente do Sistema Faepa/Senar, Mário Borba, oportunidade em que também representou o Sebrae-PB, além de diversas entidades do setor agropecuário paraibano.
O evento – A Expofeira Paraíba Agronegócios 2025 é uma realização do Governo da Paraíba, por meio da Sedap-PB. A feira tem parceiros como Sebrae-PB, a Associação Paraibana dos Criadores de Caprinos e Ovinos (Apacco), a Federação de Agricultura da Paraíba (Faepa-PB), o Sistema Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-PB), a Organização das Cooperativas Brasileiras na Paraíba (OCB/PB), o Governo Federal e o Banco do Nordeste.
A Expofeira Paraíba tem mais de 2,1 mil animais expostos. São bovinos (770), caprinos e ovinos (590), equinos da raça mangalarga marchador (430) e minigado (145) expostos. Durante a programação haverá a Expo Anglo Nacional 2025, mostra da raça caprina anglo nubiana. O Kennel Club da Paraíba vai expor 84 cães de diversas raças.
Shows – Outro destaque da Expofeira Paraíba Agronegócios 2025 são os shows, sempre a partir das 20h. Na abertura, se apresentou o cantor Vinícius Mendes.
Nesta quinta-feira (18), será a vez de Rodolfo Marinho. Na sexta-feira (19), se apresentam Donas da Farra & Felipe Melo Já no sábado (20), penúltimo dia do evento, Gabriel Rabelo & Danieze Santiago. No domingo (21), Mauricinho dos Teclados, Pedrinho do Xote & Daniel Almeida.
SECOM-PB