sábado, 4 de outubro de 2025
Política 26, setembro, 2025

Cida Ramos sobre fala de Galdino: “mais afasta do que aproxima”

thumb

Presidente do PT na Paraiba, a deputada estadual Cida Ramos não digeriu a fala do presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino (Republicanos), que, ao repetir que se Lula o convidasse para se filiar ao partido, errou na dose afirmar que “o povo do PT na Paraíba manda em (p…) nenhuma”.

“É ruim a forma como ele [Galdino] tenta se aproximar do PT. Mais afasta do que aproxima. Não é coerente”. Disse que, com esse discurso, Galdino desrespeita a militância, as instâncias partidárias, os parlamentares da legenda e, a ela, como presidente eleita pela legenda.

Disse que espera respeito por parte de Adriano Galdino, que é pré-candidato ao governo e busca ter o apoio do PT, e que mantém o diálogo. E lembrou que no PT há discussão, seja em relação a uma possível filiação a apoios para 2026.

Cida confirmou ter recebido ligações do presidente nacional do PT, Edinho Silva, de Zé Dirceu, do líder do partido na Câmara Federal, Lindberg Farias. O teor: nenhuma decisão sobre apoios eleitorais será tomada sem antes ser conversada com o diretório estadual na Paraíba.

A fala de Adriano Galdino aconteceu durante sessão itinerante da Casa de Epitacio Pessoa, em Itaporanga, nessa quarta-feira (24). A deputada Cida Ramos já não estava mais presente.

A petista divulgou uma nota na noite de ontem. Confira à íntegra:

Nota em relação a fala Adriano Galdino

A fala do presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino, mostra que ele entende muito pouco de Lula e do PT. Na verdade revela um ranço contra a democracia. O PT é um partido onde o exercício democrático é permanente. Somos o único partido que realiza eleições diretas para eleger suas direções.

Por mais importante que Lula seja para o Brasil e o PT, nunca agiu como coronéis da política que acreditam ser donos e mandantes absolutos dos seus partidos. Lula sempre teve clareza que veio do PT e não o inverso. Foi esse partido que lhe deu força e apoio quando esteve preso injustamente, por quase dois anos, sem que um dia sequer estivesse sozinho.

Ao contrário daqueles que enxergam o PT como escada para seus objetivos pessoais, Lula sempre entendeu que sua força vinha da construção coletiva. Esse é o exemplo que ele deu à política brasileira quando defendeu alianças amplas com os setores progressistas. Foi assim também como grande líder da América Latina, defendendo a integração econômica e cultural. Assim como fez agora na ONU, ressaltando a multelateralidade e a coexistência dos povos para que o mundo seja melhor e mais justo.

O presidente Adriano Galdino desrespeita instituições, subestima a militância e agride quem supostamente ele diz querer ter como aliado. Não parece coerente. Pelo contrário, desgasta e gera conflitos com quem realmente está com Lula, em defesa da democracia e contra a impunidade na política.

Como presidenta do PT e deputada estadual, não me intimida esse tipo de atitude. Não será mais uma demonstração de agressividade e desrespeito que fará com que decline da missão de comandar o nosso partido e construir o maior e mais forte campo de aliança política na Paraíba em apoio a Lula. Esse tipo de ataque travestido de apoio a Lula não nos tirará do foco, nem da certeza que temos questões mais importantes a tratar do que investidas contra o PT e sua militância. No PT não fazemos zigue-zagues políticos.

Aproveito pra sugerir ao presidente Adriano Galdino que comece a dar exemplos do seu compromisso com a democracia e com Lula. Mais válido que querer impor ao PT suas vontades seria convencer seu irmão de que os caminhos da extrema direita são conflitantes com a eleição de Lula.

Cida Ramos
Presidente do PT da Paraíba

Blog Sony Lacerda