domingo, 11 de janeiro de 2026
Política 11, janeiro, 2026

Após Gilmar Mendes “trancar” ação da Calvário, Ricardo faz desabafo

thumb

Após a decisão monocrática do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, de trancar a ação principal da Operação Calvário, o ex-governador Ricardo Coutinho, apontado suposto chefe de uma quadrilha criminosa que desviou milhões da saúde do estado, usou as redes sociais para um desabafo em relação ao “calvário” que enfrenta desde 2018.

No texto, o petista afirma ser inocente, diz ter enfrentado uma perseguição, crítica o que chama de “abuso de poder” e fala em reputações destruídas. Coutinho chegou a ficar pouco mais de um dia preso, mas auxiliares estaduais à época, a exemplo de Livania Farias – uma das delatoras – e Gilberto Carneiro permanceram detidos por mais tempo.

Na decisão, Gilmar Mendes afirma que provas obtidas apenas por delação premiada não seriam suficientes para balizar as acusações. Cabe recurso da decisão, nesse caso, caberá ao Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público da Paraíba, que conduziu as investigações.

Confira a íntegra do texto de Ricardo Coutinho:

“Hoje é um dia em que a verdade chega, vence e liberta.

Foram seis anos de uma narrativa em forma de denúncia, construída para destruir reputações, e um projeto político que sempre esteve ao lado do povo da Paraíba. Durante esse tempo, eu nunca deixei de afirmar a verdade: SOU INOCENTE. Mas, ninguém passa seis anos sob perseguição sem pagar um preço. E o preço que pagamos não está nos autos de um processo. Está na vida. Nesse caminho de dor e resistência, eu perdi dois filhos. Um, que está vivo, Henri, e que o ódio de quem deveria ser justo e legalmente correto, no exercício da magistratura, o afastou de mim há três anos. Outro, meu filho Vinícius, que vi nascer com apenas cinco meses de gestação e viveu por poucos instantes, e que a única causa detectável para o fim da gestação foi a opressão e a tortura psicológica que Amanda, e nós, vivenciamos. E não fui só eu.

Dos denunciados, muitos perderam familiares. Pessoas que partiram sem ver a reparação de toda injustiça.

Tenho noção de que essas forças que instrumentalizam o sistema judiciário para perseguir e alterar a política continuam vivas e não mudaram de opinião. Também sei que outros companheiros que tiveram a coragem, ao meu lado, de fazerem a Paraíba melhor, foram perseguidos pela Calvário da mesma forma que eu fui. Apenas com uma narrativa repetida milhares de vezes pela mídia sem que se dessem ao mínimo trabalho de questionar o óbvio: cadê as provas?

Por que tantos abusos de poder foram praticados, prisões injustificadas, destruição de reputações, quando, na verdade, só bastariam provas que fossem legais.

Com a decisão do Supremo Tribunal Federal, a Justiça começa a ser restabelecida.

Mas, quero deixar algo muito claro: essa não pode ser a última vitória.

As próximas serão vitórias políticas e históricas, dedicadas ao povo da Paraíba, que foi traído, enganado e manipulado por aqueles que transformaram a Justiça e a Mídia em instrumentos de perseguição e o ódio em método de ação política.

E é por isso que sigo de cabeça erguida, com a consciência tranquila e com a certeza de que nenhuma mentira resiste para sempre.

Essa é a minha luta. Essa é a minha vida.”

Fonte – Blog Sony Lacerda