A Seleção Feminina Sub-20 venceu o clássico contra a Colômbia por 1 a 0, nesta quinta-feira (19), no Estádio Luis Alfonso Giagni, em Villa Elisa (Paraguai). Com o resultado, a Amarelinha chegou aos seis pontos e à liderança na Fase Final do Sul-Americano, complicando as rivais.
O Brasil volta a campo no domingo (22), para fazer a revanche contra a Argentina. O jogo será às 20 horas (de Brasília), também no Luis Alfonso Giagni.
O jogo
A Colômbia chegou pressionada na partida, após ter perdido para o Equador na primeira partida do hexagonal. Por isso, a estratégia dos adversários foi fechar a casa, cientes do poder ofensivo da Seleção Brasileira.
Com o ferrolho armado e o time defendendo com todas as jogadoras, o Brasil teve dificuldades para aproximar sua equipe e encontrar os espaços no campo ofensivo. E, em um contra-ataque rápido, quase as colombianas surpreenderam. Thai, em uma grande recuperação, cortou de carrinho.
A grande chance do primeiro tempo veio quando Nogueira recuperou uma bola na defesa e teve a visão para uma ligação direta para Dudinha. A atacante, em profundidade, invadiu a área mas foi traída pelo quique da bola, chutando por cima do gol de Agudelo.
Na segunda etapa, Camilla Orlando buscou um time mais veloz e agudo e voltou com Tainá na vaga de Nogueira. A chuva colaborou com a rapidez que o time do Brasil queria. E o jogo ficou mais aberto.
Com mais tempo de bola no pé, o Brasil foi ganhando terreno e experimentando. E em um jogada que parecia despretensiosa, a Seleção mostrou que vem seguindo as orientações de Camilla Orlando e aproveitando bem as oportunidades que surgem.
Sofia recebeu uma bola na cobrança de lateral e lançou na entrada da área. Brendha disputou com a goleira colombiana, que acabou deixando o rebote nos pés de Vitorinha. A camisa 10 pegou de primeira, com a chapa do pé, e encontrou o canto do gol para abrir o placar.
A Amarelinha ainda teve mais um gol, marcado por Tainá, mas bem anulado pela assistente, que flagrou a brasileira em impedimento.
No fim do jogo, um lance inusitado. Gisele ganhou uma dividida com Arboleda, mas, em um movimento natural de disputa, acertou o rosto da colombiana com a mão. A assistente marcou e orientou a árbitra a dar o cartão vermelho. A atacante brasileira já estava sem as caneleiras quando o VAR chamou para revisão e orientou a reversão da punição para um cartão amarelo.
Agenda:
Na próxima rodada o Brasil reencontra a Argentina, no dia 22, às 20h (de Brasília), novamente em Villa Elisa. Em seguida, a Seleção vai ao Centro de Alto Rendimento do Futebol Feminino da Associação Paraguaia (CARFEM), na cidade de Ypané, no dia 25 para enfrentar o Equador, às 18h (de Brasília).
No dia 28, fecha sua participação no Sul-Americano Feminino Sub-20 no duelo contra a Venezuela, em local e horário a serem definidos pela CONMEBOL.
Escalação:
BRASIL: Elu; Sofia, Ana Bia, Thai; Clarinha, Samara (Gisele), Vitorinha (Nayara), Nogueira (Tainá); Kaylane, Dudinha e Brendha (Evelin).
Fonte – CBF
Foto – Staff Images Woman / CBF