terça-feira, 3 de dezembro de 2024
Política 9, agosto, 2022

Ações da Prefeitura são apresentadas em sessão especial na Câmara Municipal em alusão aos 16 anos da Lei Maria da Penha

thumb

Uma sessão especial, em alusão aos 16 anos da Lei Maria da Penha, foi realizada na Câmara Municipal de João Pessoa na tarde desta segunda-feira (08). Na ocasião, foram apresentadas as ações realizadas pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPPM), no combate à violência doméstica e contra a mulher. O evento ocorre dentro da programação do ‘Agosto Lilás’, campanha que busca intensificar a divulgação da Lei.

“Estamos numa cruzada não apenas contra a violência física, mas de todas as formas de abuso. Estamos fazendo palestras e rodas de conversas em comunidades da nossa cidade sobre empoderamento feminino. Não é não e precisamos dizer isso aos homens. Mulheres de João Pessoa, podem contar com a gente”, afirmou a secretária da SEPPM, Nena Martins. 

Para acolher essas mulheres vítimas de violência em João Pessoa, a Prefeitura dispõe do Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra, que oferece apoio social, jurídico, psicológico, entre outros. “Sinto-me muito honrada pela missão que me foi confiada pelo prefeito Cícero Lucena de acolher e lutar contra todas as formas de violência contra a mulher. Atendemos vítimas de violência, repetidamente, todos os dias. Mais do que isso, cuidamos dessas mulheres”, ressaltou a secretária.

A sessão contou com a participação da secretária-geral adjunta e corregedora-seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PB), Larissa Bonates; da representante da Defensoria Pública da Paraíba, Elizabeth Barbosa; da presidente do Instituto Poderosas em Ação, Leandra dos Santos, representando todas as ONGs e o Terceiro Setor; além do jurista Carlos Pessoa de Aquino, representando o Tribunal de Contas da Paraíba (TCE-PB). 

A sessão especial foi uma iniciativa das vereadoras Fabíola Rezende e Rebeca Sodré.

Lei – A Lei Maria da Penha, principal mecanismo de combate à violência contra a mulher, completou, no dia 7 de agosto, 16 anos. Nesse tempo, a Lei foi aperfeiçoada e está em constante evolução graças ao trabalho das parlamentares brasileiras e de muitas outras mulheres de diversos setores públicos e da sociedade civil.

Agosto Lilás – O Projeto de Lei nº 3855/20 instituiu o ‘Agosto Lilás’, que busca intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha, sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o fim da violência contra a mulher, divulgar os serviços especializados da rede de atendimento à mulher em situação de violência e os mecanismos de denúncia existentes.

Canais de denúncia em João Pessoa:

153 – Ronda Maria da Penha;

0800 283 3883 – Canal de acolhimento do Centro de Referência da Mulher;

180 – Central de Atendimento à Mulher;

197 – Polícia Civil;

190 – Polícia Militar.

Fonte: SECOM/JP

Foto: SECOM/JP