sábado, 22 de junho de 2024
Educação 15, agosto, 2023

Alunos de Escola Técnica do Estado desenvolvem Projeto Codornas de Taperoá

thumb

Os estudantes do curso técnico em Agronegócio da ECIT Melquíades Vilar, da cidade de Taperoá, no Cariri paraibano, estão desenvolvendo o projeto ‘Codornas de Taperoá: Manejo e Empreendedorismo’. O propósito é incentivar que os estudantes conheçam na prática a criação, manejo e comercialização dos ovos de codornas. Os ovos produzidos são utilizados nas refeições dos estudantes.

Os próprios alunos que fazem parte do Clube de Protagonismo e da disciplina eletiva fazem o trabalho do manejo das aves, que se trata da limpeza do aviário, das gaiolas e da alimentação dos animais. No final do ano letivo, todos os estudantes envolvidos no projeto receberão cinco aves para iniciarem suas próprias criações.

O projeto foi pensado antes da pandemia da Covid 19, mas apenas no primeiro semestre deste ano de 2023 foi posto em prática. O local da produção é na própria escola, onde foi construído um galpão de acordo com os padrões necessários para a criação das aves e gaiolas suspensas com divisórias e comedouros.

“O local onde foi construído o viveiro das codornas estava ocioso, então desenvolvemos o projeto e conseguimos recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola para a construção de um galpão com gaiolas. Nossa intenção é que no futuro esses técnicos saiam da escola com uma alternativa de geração de renda com a produção de ovos de codornas.”, explicou o gestor da ECIT, MIkael Araújo.

Outros projetos da ECIT Melquíades Vilar, que faz parte da 3ª Gerência Regional de Ensino (GRE), estão em andamento nos estudos como a criação de peixes, de uma horta hidroponia alimentada por energia solar.

Fonte – SECOM-PB