quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024
Saúde 13, janeiro, 2024

Cedmex da Paraíba atende 56 mil pessoas com fornecimento de medicamentos em 2023

thumb

OCentro Especializado de Dispensação de Medicamentos Excepcionais (Cedmex) atendeu, em 2023, 56 mil usuários e realizou mais de 584 mil atendimentos. O Cedmex tem como objetivo fornecer à população alguns tipos de medicamentos para doenças crônicas e até mesmo doenças raras.

Atualmente, o centro atende 104 condições clínicas preconizadas em 93 Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDTs). O acesso aos medicamentos acontece por meio de protocolos elaborados pelo Ministério da Saúde, de abrangência nacional, que norteiam as prescrições médicas dos medicamentos, que são distribuídos gratuitamente.

O fornecimento de medicamentos padronizados no Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF) obedece os critérios de diagnóstico, indicação de tratamento, inclusão e exclusão de pacientes, esquemas terapêuticos, monitoramento, acompanhamento e demais parâmetros contidos nos PCDTs.

De acordo com a gerente executiva de Assistência Farmacêutica, Wênia Brito, no ano de 2023, foram investidos R$ 170 milhões na aquisição de medicamentos feita por meio da pactuação entre a União, Estados, Distrito Federal e Municípios. “Nós temos mais de 170 medicamentos disponíveis, 54% desse total é fornecido pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde. O Estado disponibiliza 30% desses medicamentos com recurso próprio, através da Secretaria de Estado da Saúde, e ainda adquire 16% com financiamento de recurso federal”, explicou.

Para ter acesso aos medicamentos, o usuário deve realizar o cadastro em uma das unidades autorizadas e apresentar os documentos solicitados. Para os que residem em João Pessoa, o cadastramento deve ser realizado na sede do Cedmex, localizada na Av. Maximiano Figueiredo, 453 – Centro. Nos demais municípios, os usuários devem procurar uma das 12 Gerências Regionais de Saúde ou uma das farmácias dispensadoras, disponíveis nos municípios de: Santa Rita, Bayeux, Conde, Mari, Sobrado, Santa Inês, Uiraúna, São Bento e Sapé.

Todas as informações sobre medicamentos, patologias, medicações e documentos necessários para o cadastro no Cedmex estão disponíveis no Portal da Cidadania, no endereço https://portaldacidadania.pb.gov.br/ , clicando na aba Saúde.

Fonte – SECOM-PB