Domingo, 07, Agosto, 2022
Saúde 1, agosto, 2022

Central de Transplantes registra doação de órgãos no Hospital de Trauma de João Pessoa

thumb

O Hospital de Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, registrou, nesse domingo (31), a doação de múltiplos órgãos. Essa foi a terceira doação realizada no mês julho na Paraíba. O doador foi um homem de 59 anos, vítima de um acidente vascular cerebral hemorrágico (AVC).

A morte encefálica foi confirmada após a realização de exames clínicos e de imagem exigidos pelo protocolo determinado pelo Conselho Federal de Medicina. Com o consentimento da família, a doação pôde ser concretizada.

O fígado foi aceito pela Central de Transplantes de Pernambuco e foi implantado em uma mulher de 67 anos. As córneas foram encaminhadas para avaliação no Banco de Olhos da Paraíba. Só em 2022, o estado já registrou a realização de 134 transplantes de córneas e 14 de fígado.

Ainda esperam por uma doação de órgãos na Paraíba 464 pessoas, sendo 256 de córneas, duas de coração, 20 de fígado e 186 de rins.

A chefe do Núcleo de Ações Estratégicas da Central Estadual de Transplantes, Rafaela Dias, reforça a importância da família autorizar o processo de doação.

“Doar é um ato de amor ao próximo, mas nada seria possível sem a aceitação da família, que consegue transformar a dor da perda em esperança para outras pessoas que dependem do transplante para viver”, ressaltou.

Fonte: SECOM/PB