quarta-feira, 22 de maio de 2024
Política 30, setembro, 2023

CMJP aprova concessão do Título de Cidadão Pessoense ao jornalista Fábio Bernardo

thumb

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) aprovou, por unanimidade, a concessão do Título de Cidadão Pessoense ao jornalista e radialista Fábio Cabral Bernardo. A honraria foi proposta pela vereadora Raíssa Lacerda (Avante). Profissional da comunicação é fluminense de nascimento, mas chegou à capital paraibana com dois anos de idade.

Nascido em Belford Roxo, no estado do Rio de Janeiro, Fábio Bernardo ou Fabão, como é conhecido no meio jornalístico, é filho do radialista Bernardo Filho (já falecido) e, atualmente, é um dos apresentadores do programa F5, da Rádio Pop (89,3 FM), em João Pessoa. Ele também é fundador do portal de notícias Paraíba Já.

“Me sinto extremamente honrado, e confesso que era algo que realmente sentia falta. Talvez pelo fato de ser filho de um profissional de imprensa conceituado na Paraíba, poucos desconheciam que eu não havia nascido aqui. Só posso agradecer o gesto da vereadora Raíssa e todos parlamentares quem compõem o Poder Legislativo de João Pessoa”, ressaltou.

Quem é Fabão

Fábio Cabral Bernardo é jornalista graduado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Também é radialista profissional registrado no sindicato da categoria. Filho do saudoso radialista Bernardo Filho e de Maria das Neves Pereira (ambos já falecidos), iniciou sua trajetória profissional em 1995, no Jornal A União, onde foi repórter e editor setorial.

Em 1998, foi contratado pelo extinto Jornal Correio da Paraíba, onde foi editor adjunto de Esportes e de Política. No Sistema Correio, atuou até 2020, ano em que o jornal foi fechado.

Nascido em 7 de setembro de 1972, na cidade de Belford Roxo, no Rio de Janeiro, Fabão atualmente é âncora do F5, da Rádio Pop (89,3 FM), em João Pessoa, programa que vai ao ar de segunda à sexta-feira, a partir do meio-dia, com a participação dos jornalistas Ruy Dantas, Pettronio Tôrres, Fábio Augusto e Juliana Carneiro.

Antes de migrar para a Pop, Fábio Bernardo integrou os quadros da Rádio Arapuan (95,3 FM), onde ancorou os programas Rádio Verdade e 60 Minutos, ao lado de profissionais consagrados da imprensa paraibana, como Nilvan Ferreira, João Costa, Ruy Dantas, Paulo Neto e Anderson Soares.

Ainda na imprensa, Fabão atuou nas rádios O Norte (atualmente Band News Paraíba), Correio, Sanhauá e CBN. No início de sua trajetória profissional, também foi editor do Jornal do Cracem, de Mangabeira. Em 2010, fundou o portal de notícias paraibaja.com.br, um dos mais conceituados veículos de comunicação online do Estado na atualidade, com notada atuação no Jornalismo Investigativo.

Na comunicação institucional, Fábio Bernardo comanda até hoje a Assessoria de Comunicação e Marketing da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), função que ocupa deste março de 2003. Também foi diretor da Associação Paraibana de Imprensa (API) e atualmente integra o conselho fiscal da Associação dos Cronistas Esportivos da Paraíba (ACEP).

Na pré-adolescência, Fábio Bernardo foi escoteiro do Grupo Almirante Barroso, de João Pessoa, onde alcançou o distintivo ‘Lis de Ouro’, a mais alta condecoração do escotismo brasileiro.

Ja na adolescência, foi jogador da Seleção Paraibana de Handebol, representando o Estado em diversas competições nacionais. Na universidade, também representou a Paraíba em cinco edições dos Jogos Universitários Brasileiros, onde conquistou as medalhas de bronze para o Estado nos JUBs de 1990, no Rio de Janeiro, e de 1994, em Brasília.

Ainda no handebol, representou a Paraíba atuando pela Seleção Brasileira em dois amistosos contra a Seleção da Alemanha, disputados nas cidades de João Pessoa e Campina Grande, na década de 90.

Fabão é casado com a também jornalista Karla Alencar, atual vice-presidente da API, é pai do advogado Pablo Alencar Bernardo e da médica Fábia Alencar Bernardo, e avô de Fábio Bernardo Neto.