quinta-feira, 21 de novembro de 2024

A natação mirim e petiz

26, março, 2023

A natação paraibana é atualmente, sem dúvida, uma referência na região Norte-Nordeste, por conta dos resultados de seus principais nadadores. Só que isso é um momento (retrato), e um feito, construído no passado pelas categorias mirim e petiz. Segundo a CBDA, as categorias mirim vão de atletas entre 9 e 10 anos e petiz entre 11 e 12 anos.

Muitos atletas aprendem a nadar normalmente entre 5 e 6 anos, e é nesse momento que o olhar do técnico deve fazer uma triagem entre os nadadores que possuem perfil técnico para serem atletas. A Paraíba sempre teve excelentes técnicos, que tinham esse olhar para fazer colher bons frutos.

A natação é um esporte que precisa gerar novos nadadores todos os anos, pois as categorias mudam ano a ano. Por exemplo, a equipe do Sesi-PB que atualmente possui parte da elite da natação paraibana, se não trabalhar nas categorias mirim e petiz, em três anos afundará igual ao navio Titanic.

O Cabo Branco/AcquaR1 apesar da estrutura de piscinas e quantidade de escolinhas também produziu pouco nos últimos anos. A Vila Parahyba esse sim, mantém sempre uma geração de atletas, e o projeto da prefeitura de João Pessoa também mantem a regularidade de apresentação de atletas. O COPM-BM também foi revelador de atletas, e vem voltando, mas de forma lenta.

Dia 25 de março, a FEAP fará o torneio paraibano mirim e petiz, na piscina de 50 metros. Temos que ter olho aberto para essas categorias e que surjam outras Raycca Marielly, atleta da Vila Parahyba e maior destaque nessas categorias. Com tranquilidade, os nosso treinadores tentarão buscar novos talentos que vão surgir, garantindo assim a manutenção dos resultados da nossa natação. Olho aberto nessa competição.

Sesi-PB
O professor Dimas vem fazendo um bom trabalho na cidade de Campina Grande, tentando gerar novos atletas para a natação paraibana. Com certeza, com o volume de nadadores que vem treinando, estamos torcendo para surgir uma nova referência.

COPM-BM
O técnico Leo Palmeira vem coordenando a natação do Clube dos Oficiais. Lembro que vários atletas saíram das mãos desse treinador que faz um excelente trabalho nas categorias mini-mirim, pré-mirim, mirim e petiz.