domingo, 5 de maio de 2024

A Paraíba ganha um novo fundista

12, junho, 2022

Vem aí os Campeonatos Brasileiros de Natação de Inverno de Clubes, organizados pela CBDA – Confederação Brasileiro de Desportos Aquáticos. A sequência será a seguinte: Brasileiro Juvenil, será na cidade do Rio de Janeiro e as competições serão no Clube Vasco da Gama, no dia 28. Brasileiro Júnior, será na cidade de Salvador, no dia 5 de julho, e por último o Brasileiro Infantil, onde as competições serão realizadas na cidade de Uberlândia – MG, no Praia Clube, no dia 12 de julho.

Na Paraíba, o Team AcquaR1 terá os principais atletas com chances de finais e medalhas. São eles: Daniel Azevedo (júnior I) nos 100 e 200m costas, Giovana Campos (infantil II), nos 100 e 200m borboleta, Sofia Gomes (infantil II), nos 100 e 200m Peito, Kayan Negrão (juvenil I), nos 800 e 1500m livre, João Gabriel (infantil I), Jamal Barroso (infantil I) e Clara Menezes (infantil I).

Especificamente, hoje vou falar de Kayan Negrão. Há muito tempo acompanho os treinos e competições deste nadador talentoso. Não é do dia para noite que um atleta descobre sua prova principal. Acredito que depois de dois anos na categoria infantil, Kayan Negrão descobriu como um furacão suas provas, e são todas de fundo. Que bacana, a Paraíba ganhou mais um fundista nas disputas nacionais que estão por vir.

Kayan já havia surpreendido nas provas de maratonas aquáticas, ganhando ouro no Norte-Nordeste em São Luís-MA. Mais nesta última semana, nos jogos Escolares, no qual representa a Escola Conviver, Kayan Negrão, quebrou o Record paraibano absoluto com o um tempo de 17:00,76 em piscina de 25 metros e atualmente é o segundo do ranking nacional de sua categoria em piscina curta. Na quinta-feira à noite, dia 09.06, o nadador nadou os 1500m livre em piscina longa com o tempo de 17:38,29, se aproximando do Record paraibano e registrando o sexto tempo no ranking da CBDA em sua categoria.

Não tenho dúvidas. Kayan Negrão neste fim de semana provou que tem capacidade para fechar o Campeonato Brasileiro numa final e quem sabe conquistar uma medalha. Acompanhando as braçadas do fundista famoso Átila Brandão, Kayan Negrão surge como uma esperança da natação de fundo da Paraíba no cenário nacional. Cabeça no lugar, muito volume nos treinos e perseverança na técnica são características que Kayan vai precisar para evoluir. O Brasileiro de Inverno está aí e Kayan deve fazer bonito nas piscinas.

Melhor nadadora
Stephanie Balduccini do Clube Paineiras bateu três recordes no Troféu Brasil de Natação. Uma performance impressionante garantindo sua classificação para duas provas individuais e dois revezamentos naquele que será seu primeiro Campeonato Mundial de natação.

Team ECCB-AcquaR1
Sob o comando de Rossini, o Team ECCB-AcquaR1 irá enfrentar as principais agremiações do Brasil no Campeonatos de Inverno da CBDA. O clube pessoense conquistou a liderança no quadro de medalhas no Norte-Nordeste em Salvador-BA no mês de maio, e promete surpreender também nas competições nacionais.