quarta-feira, 22 de julho de 2026

A primeira obra da Cidade Real de Nossa Senhora das Neves (que pode estar sob o Largo de São Frei Pedro Gonçalves)

22, julho, 2026

Sérgio Botelho – Embora estejamos empenhados numa série sobre a história da Rua Direita (atual Duque de Caxias), cumpre assinalar que a primeira construção de relevo na trajetória da nova Cidade Real de Nossa Senhora das Neves foi o Forte do Varadouro.

O objetivo era fortalecer a defesa local, maior preocupação do rei Felipe II, da Espanha, que, na época, reinava também sobre Portugal, um domínio que durou de 1580 a 1640, em que reinaram, além dele, os Felipes III e o IV.

A construção da nova cidade, grande objetivo da conquista alcançada após o acordo com Tabajaras e Potiguaras, em 5 de agosto de 1585, foi iniciada em 4 de novembro do mesmo ano, sob o comando de Martim Leitão.
“… a 4 de novembro se marcou o forte, de 150 palmos de vão em quadra, com 2 guaritas, que jogam 8 peças grossas, uma a revés da outra e alicerces de pedra e cal, para cujo princípio se fez de ostra e pedra”.

O trecho é da crônica Sumário das Armadas, considerada uma espécie de Certidão de Nascimento da Paraíba, de autor anônimo, editada em livro pelo Senado Federal sob o título História da Conquista da Paraíba, totalmente digitalizado.
“Chegando pois a obra, em duas semanas de serviço, a estado defensível, logo lhe mandou pôr a artilharia, que neste meio tempo, com espantoso trabalho, e indústria, por búzios {mergulhadores}, que para isso levou, se havia tirado do mar, sem se perder peça, que foi cousa milagrosa!”, diz o Sumário, sobre os trabalhos.

O Forte do Varadouro é, portanto, nossa primeira construção de maior relevância. Infelizmente, nada restou de pé, embora haja suspeita de que alguns vestígios tenham sido encontrados durante o trabalho de recuperação realizado na Igreja de São Frei Pedro Gonçalves (a da foto que ilustra a matéria), no ano de 2000.


*Sérgio Botelho, jornalista, escritor e memorialista.
https://paraondeir.blog/forte-varadouro/