Na natação, por mais que haja planejamento, conversas entre treinador e atleta, um fato sempre marca a carreira de todos: a transição do Petiz para o infantil. Nadar no mirim e petiz, apesar da competitividade atual, é sempre romântico e lúdico essa fase da natação. Os torneios entre 9 e 12 anos, são estaduais e regionais, e normalmente com cargas de treinos menores, apesar da existência desde sempre do ranking nacional.
A virada de chip para o infantil é sempre um grande balizador e transitório em cada nadador. O volume de treinos aumenta muito, a pressão também aumenta, pois a partir daí, todos os nadadores vão nadar lado a lado nas competições nacionais. Neste sentido, a carga psicológica também começa a prevalecer.
No Brasil, as categorias infantil e juvenil são preponderantes para realmente separar os “meninos dos adultos”. São nessas categorias que os grandes nadadores aparecem. Por isso, os clubes e treinadores que planejam melhor essa transição do Petiz para o infantil, sempre colhe resultados satisfatórios. No ano passado, o paraibano Dayalo Xavier fez essa transição de forma magistral, todavia o mesmo terá que se preparar bastante em 2025, porque teremos muitas competições daqui frente, com diversos duelos que surgem com a própria natação.
Esse ano, Helena Scott, Heloisa Dantas, Larissa Vidal e Evelyn Braga vão provar de forma direta, todos os sabores dessa transição. Esperamos que todas tenham sucesso, e que bons treinos aconteçam, pois a partir de agora, o funil vai estreitar, e só vai ficar os melhores. Força e garra para 2025.
Alex Pussieldi
Confirmadíssimo. O coach Alexandre Pussieldi estará ministrando um treinamento no período de carnaval, para vários nadadores do Nordeste, no Clube dos Oficiais. Parabéns ao CoronelFrancisco e ao técnico Stephano Vieira eque estão dando toda a estrutura para o acontecimento do evento.
Bolsa Esporte
A natação novamente será um dos esportes com maior contemplação de bolsas esportes, exatamente pelos bons resultados nos anos anteriores. O o vice-presidente da Federação de Esportes Aquáticos da Paraíba, Antônio Meira, nos relatou com grande sorriso, sobre novos atletas que serão contemplados, pelo Bolsa Esporte estadual.