quarta-feira, 8 de maio de 2024

Afinal, Campina é grande mesmo!…

9, fevereiro, 2024

Esse era o slogan da prefeitura de Campina Grande, na época do prefeito Enivaldo Ribeiro e eu, em criança, o escutava (o slogan) pela Rádio Espinharas de Patos. E agora Campina fortalece essa vocação, com duas empresas cujos donos são de lá: a PixBet e VaideBet que, neste ano, patrocinarão, respectivamente, Flamengo e Corinthians, os dois clubes, também respectivamente, de maiores torcidas do Brasil. A PixBet, pertencente ao empresário Enildo Júnior, pagará ao time carioca R$ 85 milhões/ano; e a VaideBet,depropriedadedeJoséAndrédaRochaNeto, desembolsará R$ 120 milhões/ano para o Corinthians.  

Bets dominam patrocínio de clubes

O mercado de apostas esportivas online tomou conta do mundo publicitário e está, atualmente, entre os maiores anunciantes de mídia no país.

Levantamento do Datafolha aponta que 15% da população brasileira apostam ou já apostaram pelo meio online e o gasto médio total de pessoas que apostam é de R$ 263,00. E o mais estarrecedor é que entre esses apostadores estão até beneficiários do Bolsa família.

Tal disseminação é paralela a um crescimento nas mais diversas mídias, com um recorde de patrocínio de muitos dos maiores clubes brasileiros tomando cada vez mais espaços nos uniformes das agremiações.

Atualmente, dos 20 times da série A do campeonato brasileiro 18 têm, no uniforme, uma marca do setor e cresce o número de patrocínios no espaço mais nobre: o de patrocinador máster.

Para se ter uma ideia, de 2023 para 2024 cresceu de 11 para 14 o número o número de equipes que ostentam casas de apostas no centro dos uniformes.

Segundo o principal ranking sobre o mercado publicitário brasileiro, elaborado pelo portal Meio e mensagem, que traz dados apurados pelo Kantar Ibope, em 2018 somente uma casa de apostas figurava entre os principais anunciantes do Brasil. E, em 2022, já foram 12, constando, inclusive, empresas entre as primeiras colocadas da lista.

Em 7 de janeiro, o Corinthians trocou a HyperaPharma pela VaideBet, enquanto que o Flamengo firmou contrato com a PixBet, que vai ocupar o espaço nobre do uniforme, deixando em segundo plano o banco BRB, que passará a ocupar o espaço da omoplata.

Voltaremos ao assunto, semana que vem.