quinta-feira, 21 de novembro de 2024

Alerta na natação da Paraíba

21, janeiro, 2024

Precisamos evoluir profissionalmente e pensar menos individualmente. Essa mensagem é diretamente para os técnicos das seleções paraibanas de natação que não podem confundir rivalidade de clubes com objetivos da natação paraibana.

Falo isso porque hoje li o programa de provas da natação, dos Jogos Escolares Brasileiros de 2024, de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos e me lembrei de fatos negativos ocorridos em 2023. Para se ter uma ideia do modo que é feito as seletivas na Paraíba, Tiffany Farias e Sofia Gomes ficaram de fora do JEBs e Jogos da Juventude respectivamente, e Giovana Campos por muito pouco não ficou de fora.

E por que isso aconteceu? Primeiramente pelo estilo da seletiva da cidade de João Pessoa, que só classifica um atleta por prova. Os técnicos da seleção paraibana precisam levar os melhores nadadores ou dar experiência para aqueles que fatalmente vão evoluir, até porque existem diferenças de idade, e é possível convocar os melhores atletas desde que haja uma estratégia lógica na distribuição de provas. Mas para que isso aconteça, as vaidades devem ser colocadas de lado e o clubismo bem longe.

Ano passado Tiffany Farias não foi para os JEBs porque não se classificou por detalhes, todavia medalhou meses depois no Brasileiro de Clubes. Sofia Gomes pela idade de 15 anos, também não se classificou, também por detalhes. Giovana Campos, que havia chegado dos Estados Unidos, e tinha parado 3 semanas de treinar, competiu sem ritmo e quase ficou de fora.

Sua resposta aconteceu na evolução dos treinos e foi a principal atleta não só da natação, mas de toda a delegação da Paraíba nos Jogos da Juventude. Por isso, o presidente da federação de natação precisa cobrar dos técnicos que a convocação precisa ser feita sem erros, e fim de que a natação da Paraíba brilhe na sua plenitude.

Troféu Sérgio Silva

O Troféu Sérgio Silva já tem data e local definidos. Será na cidade de Fortaleza-CE entre os dia 16 e 18 de maio de 2024. Esse campeonato será o abre alas da natação regional de clubes. Portanto, a preparação já deve ter foco.

Colégio Motiva

Com a volta as aulas, a natação do Colégio Motiva deve ser reiniciada. O Motiva precisa ser valorizado pelos investimentos em parques aquáticos, contratação de excelentes professores e boa equipe de atletas, tudo isso sob a coordenação dos excelentes Talita Leal e Eduardo Jorge.