domingo, 5 de maio de 2024

Ano histórico para a natação da Paraíba

31, dezembro, 2023

O ano de 2023 foi histórico para a natação da Paraíba. Foram conquistados resultados expressivos, tanto no âmbito regional, nacional e até mesmo internacional. No âmbito internacional destaco Giovana Campos, João Gabriel e Miguel Leal, todos medalhistas individuais representando a seleção brasileira em campeonatos importantes.

Giovana disputou o Mundial Escolar em agosto no Rio de Janeiro, subindo no pódio nos 200m borboleta. Já João Gabriel, finalizou o ano, subindo no pódio nos 50 e 100m livre, no Sul-Americano Escolar realizado em dezembro, na cidade de Santiago no Chile. Miguel Leal medalhou em outubro na Copa Pacífico, realizada na cidade de Cali, na Colômbia.

Nos Brasileiros de Clubes, além de Giovana Campos e João Gabriel, ganharam medalhas Isabela Garcia nos 1500m livre, Tiffany Farias, nos 200m borboleta e Luís Filipe Vieira, nos 100m peito.

Tivemos diversos recordes absolutos batidos no ano de 2023, comprovando o alto nível e evolução dos nossos nadadores. Miguel Leal, por exemplo, bateu três recordes de fundo, nos 400, 800 e 1500m livre. No mirim e petiz, nossos clubes registraram grandes avanços, principalmente a Vila Olímpica Parahyba, com vários atletas medalhando e se destacando no norte nordeste Kako Caminha.

Nos Jogos da Juventude, principal competição escolar do Brasil, Giovana Campos trouxe três medalhas sendo o destaque da Paraíba entre todas as modalidades. Isabela Garcia e Stefany Camily também medalharam nesta competição nacional.

Tais resultados demonstram que a Paraíba possui grandes treinadores, como Stephano Vieira, Leandro e Lúcio, entre outros. Por isso, apesar dos trancos e barrancos, a natação da Paraíba termina o ano de 2023 de cabeça erguida e cheia de esperanças para o ano de 2024.

Nado Artístico

A atleta Yasmin Vidal de Negreiros obteve excelentes resultados com a seleção brasileira de nado artístico. Ela foi quarto lugar do Brasil e sexto lugar no Campeonato Sul-Americano. A atleta da Villa Olímpica Parahyba tem tudo para continuar brilhando em 2024.

Águas Abertas

Jamal Barroso foi no nosso principal destaque em 2023. Na Copa Pacífico de Água Abertas entre 14 e 15 anos, Jamal ficou em 12° lugar, enfrentando de igual para igual todas a feras da América do Sul com apenas 14 anos. Se treinar forte, pode evoluir em 2024.