domingo, 5 de maio de 2024

As competições vão começar

5, março, 2023

Não existe esporte de alto rendimento sem competição. Ninguém consegue treinar ou ter um plano de treinos, se não existir um motivo. A competição leva as pessoas a fazerem do seu melhor o motor do sucesso, mas também pode levar à mentalidade tóxica controlada pelo ego, que mina e destrói os objetivos da equipe e a cultura do clube. Durante os dois primeiros meses de 2023, vi os nadadores treinando, formando uma base física, tantando se motivar para suas principais provas e competições. Pois bem, aqui na Paraíba, a parir de 11 de março as competições de natação irão começar.

Competir implica fazer escolhas, saber ganhar ou perder, aceitar limites. Numa situação de jogo de regras, por exemplo, competir e cooperar mantêm relações de reciprocidade ou de respeito mútuo. O objetivo de quem joga é ganhar do adversário. Na natação é baixar seus tempos. É aí onde aparece a diferença entre um nadador e outro. Os resultados só aparecem quando o planejamento de treinos são adpatados exatamente para a carga que o nadador pode dar, pois se for com muita cede ao pote, a lesão chega mais rápido que o resultado.

Os resultados das competições as vezes motivam e as vezes frustam. O nadador competivo precisa saber o momento do seu treino e o momento de seus resultados. Por isso, o treinador precisa conhecer tanto seu atleta a fim de que essa parceria de confiança seja mútua e convergente entre os dois. Sábado que vem, iremos ver nadadores felizes e outros não, nadadores motivados e outros preocupados, mas tenha certeza, o nadador vencedor estará concentrado no foco e aberto a mudanças, porque este já entendeu que os resultados chegam dentro de um planejamento acordado. Boa sorte a todos os nadadores da Paraíba. Vai começar a festa.

Bolsa Atleta
O Governo do Estado da Paraíba pagou o bolsa atleta para os nadadores que fazem parte do programa. A secretaria acerta com o pagamento, pois vários precisam da ajuda para manter seus treinos e competições em dia.

Mudança no nado costas
A Federação Internacional de Natação anunciou mudanças nas viradas e na chegada do nado costas. Após as bandeirinhas será possível ficar totalmente submerso, o que não era permitido anteriormente.